Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/921
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCavalcante, Raquel Maria Santos-
dc.date.accessioned2018-12-13T11:38:57Z-
dc.date.available2018-12-13T11:38:57Z-
dc.date.issued2018-09-17-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/921-
dc.description58 p.pt_BR
dc.description.abstractThe theme of the thesis is the relation between learning and affection in education based on the thinking of the French Henri Paul Hyacinthe Wallon. The development of learning is influenced by various factors, such as the social environment (economic and cultural issues, for example), and, also, relations of affection. The goal of the research is to get to know how affectivity contributes to learning. Wallon articulates the emotional issues with the cognitive ones, defending that there is an indissoluble and reciprocal connection between the psychic development and the biological development of the individual, and, therefore, direct influences on the learning process. Through bibliographic research, one initially outlines the life and work of the author, since the trajectory of his personal life ends up reflecting on the construction of his thinking, since the areas of knowledge of his academic life, and later, his professional life, end up being fundamental in the elaboration of his ideas. It is about the ideas of Wallon about the school, about how people learn and about what happens between the learning people and the teaching people, to then deal with affectivity and its relation with learning.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;602-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÉTICA E GESTÃOpt_BR
dc.subjectHenri Wallonpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectLearningen
dc.subjectAffectionen
dc.titleHenri Wallon, afeto e aprendizagem: um percurso teóricopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
dc.contributor.referee2Mello, Magda Medianeira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9660019382694195pt_BR
dc.description.resumoO tema da dissertação é a relação entre a aprendizagem e o afeto na educação a partir do pensamento do francês Henri Paul Hyacinthe Wallon. O desenvolvimento da aprendizagem é influenciado por diversos fatores, como o meio social (questões econômicas e culturais, por exemplo), e também as relações de afeto. O objetivo da pesquisa é conhecer como a afetividade contribui para a aprendizagem. Wallon articula as questões emocionais com as cognitivas, defendendo que há uma ligação indissolúvel e recíproca entre o desenvolvimento psíquico e o desenvolvimento biológico do indivíduo, e, portanto, influenciadores diretos no processo de aprendizagem. Através de pesquisa bibliográfica, esboça-se, inicialmente, a vida e a obra do autor, uma vez que a trajetória da sua vida pessoal acaba por refletir a construção do seu pensamento, uma vez que as áreas do conhecimento da sua vida acadêmica e, posteriormente, profissional, acabam por serem fundamentais na elaboração das suas ideias. Trata-se das ideias de Wallon acerca da escola, de como as pessoas aprendem e como se dá a relação entre as pessoas aprendentes e as pessoas docentes para, então, tratar da afetividade e a sua relação com a aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9095483225834093pt_BR
dc.contributor.advisor1Wondracek, Karin Hellen Kepler-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308804580424239pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cavalcante_rms_tmp603.pdfTexto completo562.78 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons