Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/919
Title: | Rede Sinodal de Educação: princípios norteadores das escolas evangélico-luteranas |
metadata.dc.creator: | Becker, Tiago |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Streck, Gisela Isolde Waechter |
Keywords: | TEOLOGIA PRÁTICA;Princípios Evangélico-Luteranos.;Educação;Gestão educacional;Gestão participativa;Projeto pedagógico;Evangelical-Lutheran Principles;Education;Educational management;Participative management;Pedagogical project |
Issue Date: | 13-Aug-2018 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TD;179 |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa trata sobre os princípios evangélico-luteranos da Rede Sinodal de Educação. Ao longo dos estudos, busca-se identificar como os princípios norteadores estão presentes nesses educandários a partir da confessionalidade luterana. Como metodologia, opta-se por utilizar o estudo de caso. Para tanto, são selecionadas três instituições filiadas à Rede Sinodal de Educação de portes diferentes, pequeno, médio e grande, localizadas na Região Centro, que abrange os vales dos rios Taquari e Rio Parto. Durante o estudo de caso, são analisados os escritos divulgados pela Rede Sinodal de Educação a respeito da temática e os projetos pedagógicos das três instituições e entrevistados os/as gestores desses educandários. A análise dos dados se deu com base em três pilares: a identidade, a gestão escolar e o projeto pedagógico. Percebe-se que os princípios evangélico-luteranos estão oriundos das ideias de Lutero sobre educação que foram trazidas pelos/as imigrantes alemães durante os séculos XIX e XX na região sul do Brasil. Esses princípios orientam um modo peculiar de gestão, baseada na autonomia de seus educandários, na descentralização dos processos e na participação comunitária. Além disso, essas instituições tem um projeto educacional diferenciado que visa à qualidade e à formação integral dos sujeitos e que é mercado pelas atividades complementares. No entanto, percebe-se que essas instituições necessitam manter a sua autoridade por meio da sua identidade e de seu projeto pedagógico e não mediante uma orientação mercantil. Por fim, o estudo conclui que todas entidades precisam ser embasadas por princípios que devem ser instituídos pela própria instituição, através da visão compartilhada das pessoas que dela fazem parte. |
Description: | 169 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/919 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
becker_t_td179.pdf | Texto completo | 1.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License