Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/918
Title: | Axiologia, valores étnicorraciais, culturais e religiosos : uma abordagem em práticas educativas |
metadata.dc.creator: | Ribeiro, Obertal Xavier |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Gaede Neto, Rodolfo |
Keywords: | RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Religião;Educação;Protagonismo;Cultura e identidade;Religion;Education;Protagonism;Culture and identity |
Issue Date: | 19-Jul-2018 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TD;177 |
metadata.dc.description.resumo: | A Axiologia é compreendida como a construção de valores etnicorraciais, culturais e religiosos na educação. Tem como referência o momento histórico comum dos 500 anos de Lutero e os 500 anos da presença do negro no Brasil. Uma abordagem que reconhece e valoriza as práticas educativas na história do luteranismo e aponta valores afrodescendentes considerando a Lei 10639/03 sobre o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira. João Cândido e Luiza Mahin que evidenciam uma educação libertadora e o protagonismo de alunos e alunas a partir da análise de suas redações. Destaca-se a valorização da religiosidade do candomblé e as expressões culturais preservadas na oralidade e na beleza do samba com os elementos da crença e da cultura do povo negro, com seus fazeres e saberes guardados pela tradição e pela ancestralidade que indicam um modelo diferente de sociedade e de formação social baseada no Ubuntu. |
Description: | 299 p. : il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/918 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ribeiro_ox_td177.pdf | Texto completo | 2.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License