Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/918
Title: Axiologia, valores étnicorraciais, culturais e religiosos : uma abordagem em práticas educativas
metadata.dc.creator: Ribeiro, Obertal Xavier
metadata.dc.contributor.advisor1: Gaede Neto, Rodolfo
Keywords: RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Religião;Educação;Protagonismo;Cultura e identidade;Religion;Education;Protagonism;Culture and identity
Issue Date: 19-Jul-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TD;177
metadata.dc.description.resumo: A Axiologia é compreendida como a construção de valores etnicorraciais, culturais e religiosos na educação. Tem como referência o momento histórico comum dos 500 anos de Lutero e os 500 anos da presença do negro no Brasil. Uma abordagem que reconhece e valoriza as práticas educativas na história do luteranismo e aponta valores afrodescendentes considerando a Lei 10639/03 sobre o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira. João Cândido e Luiza Mahin que evidenciam uma educação libertadora e o protagonismo de alunos e alunas a partir da análise de suas redações. Destaca-se a valorização da religiosidade do candomblé e as expressões culturais preservadas na oralidade e na beleza do samba com os elementos da crença e da cultura do povo negro, com seus fazeres e saberes guardados pela tradição e pela ancestralidade que indicam um modelo diferente de sociedade e de formação social baseada no Ubuntu.
Description: 299 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/918
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ribeiro_ox_td177.pdfTexto completo2.24 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons