Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/914
Title: O fazer pedagógico sob a luz das políticas públicas de inclusão escolar de pessoas com deficiência ou necessidades específicas
metadata.dc.creator: Ribeiro, Édila Farias
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Educação inclusiva;Políticas públicas;Formação continuada;Inclusive education;Public policies;Continuing education
Issue Date: 9-Jul-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;597
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta contribuições para formação de educadores e educadoras, reúne a trajetória histórica das pessoas com deficiência, passando por todos os momentos no que diz respeito à educação escolar, que foi marcada por importantes períodos no desenvolvimento de práticas escolares, como o da institucionalização, o da integração e, atualmente, o da inclusão escolar. Enfatiza estudos fundamentados nas Políticas Públicas de Educação na perspectiva inclusiva e práticas da Educação Brasileira. Esta pesquisa tem como foco os caminhos percorridos pela Educação Inclusiva no município de Parintins/AM dos alunos e alunas com deficiência na rede regular de ensino evidenciando as dificuldades enfrentadas pelos professores e professoras das salas comuns e suas práticas, possibilitando um novo olhar sobre os saberes, as competências e as atitudes que são necessárias para o trabalho com classes inclusivas. O estudo destaca três aspectos marcantes da Inclusão escolar. O primeiro aspecto mostra a legislação pertinente com aparato de documentos e tratados nacionais e internacionais sobre educação inclusiva; o segundo aspecto aponta para a implantação e implementação das políticas públicas e práticas pedagógicas inclusivas; o terceiro aspecto diz respeito à formação continuada dos professores e professoras em serviço, e desse modo, assegurar o acesso ao conhecimento e ao mesmo tempo favorecer a aprendizagem dos alunos e alunas com e sem deficiência.
Description: 98 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/914
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ribeiro_ef_tmp598.pdfTexto completo938.5 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons