Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/914
Title: | O fazer pedagógico sob a luz das políticas públicas de inclusão escolar de pessoas com deficiência ou necessidades específicas |
metadata.dc.creator: | Ribeiro, Édila Farias |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Streck, Gisela Isolde Waechter |
Keywords: | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Educação inclusiva;Políticas públicas;Formação continuada;Inclusive education;Public policies;Continuing education |
Issue Date: | 9-Jul-2018 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;597 |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho apresenta contribuições para formação de educadores e educadoras, reúne a trajetória histórica das pessoas com deficiência, passando por todos os momentos no que diz respeito à educação escolar, que foi marcada por importantes períodos no desenvolvimento de práticas escolares, como o da institucionalização, o da integração e, atualmente, o da inclusão escolar. Enfatiza estudos fundamentados nas Políticas Públicas de Educação na perspectiva inclusiva e práticas da Educação Brasileira. Esta pesquisa tem como foco os caminhos percorridos pela Educação Inclusiva no município de Parintins/AM dos alunos e alunas com deficiência na rede regular de ensino evidenciando as dificuldades enfrentadas pelos professores e professoras das salas comuns e suas práticas, possibilitando um novo olhar sobre os saberes, as competências e as atitudes que são necessárias para o trabalho com classes inclusivas. O estudo destaca três aspectos marcantes da Inclusão escolar. O primeiro aspecto mostra a legislação pertinente com aparato de documentos e tratados nacionais e internacionais sobre educação inclusiva; o segundo aspecto aponta para a implantação e implementação das políticas públicas e práticas pedagógicas inclusivas; o terceiro aspecto diz respeito à formação continuada dos professores e professoras em serviço, e desse modo, assegurar o acesso ao conhecimento e ao mesmo tempo favorecer a aprendizagem dos alunos e alunas com e sem deficiência. |
Description: | 98 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/914 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ribeiro_ef_tmp598.pdf | Texto completo | 938.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License