Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/914
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Édila Farias-
dc.date.accessioned2018-11-23T13:58:11Z-
dc.date.available2018-11-23T13:58:11Z-
dc.date.issued2018-07-09-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/914-
dc.description98 p.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents contributions for the continuing training of educators, gathers together the life trajectory of people with disabilities, going through all the periods regarding school education, which has been marked by important periods in the development of school practices, such as institutionalization, integration and, at the present, school inclusion. This paper emphasizes studies based on the Public Policies of Education in the inclusive perspective and of practices of the Brazilian Education. This research focuses on the paths covered by Inclusive Education in the municipality of Parintins / AM of students with disabilities in the regular network of education, presenting the difficulties faced by the teachers of the common classrooms and their practices, allowing a new understanding of the knowledges, the skills and attitudes that are necessary for working with inclusive classes. The study highlights three striking aspects of school inclusion. The first aspect shows the relevant legislation with the apparatus of national and international documents and treaties on inclusive education; the second aspect points to the implementation of public policies and inclusive pedagogical practices; the third aspect concerns the continuing training of teachers in service, and in this way guarantee access to knowledge and at the same time promote education of students with and without disabilities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;597-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.titleO fazer pedagógico sob a luz das políticas públicas de inclusão escolar de pessoas com deficiência ou necessidades específicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Custódio, Elivaldo Serrão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8819683729192070pt_BR
dc.contributor.referee2Herbes, Nilton Eliseu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241748367735018pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta contribuições para formação de educadores e educadoras, reúne a trajetória histórica das pessoas com deficiência, passando por todos os momentos no que diz respeito à educação escolar, que foi marcada por importantes períodos no desenvolvimento de práticas escolares, como o da institucionalização, o da integração e, atualmente, o da inclusão escolar. Enfatiza estudos fundamentados nas Políticas Públicas de Educação na perspectiva inclusiva e práticas da Educação Brasileira. Esta pesquisa tem como foco os caminhos percorridos pela Educação Inclusiva no município de Parintins/AM dos alunos e alunas com deficiência na rede regular de ensino evidenciando as dificuldades enfrentadas pelos professores e professoras das salas comuns e suas práticas, possibilitando um novo olhar sobre os saberes, as competências e as atitudes que são necessárias para o trabalho com classes inclusivas. O estudo destaca três aspectos marcantes da Inclusão escolar. O primeiro aspecto mostra a legislação pertinente com aparato de documentos e tratados nacionais e internacionais sobre educação inclusiva; o segundo aspecto aponta para a implantação e implementação das políticas públicas e práticas pedagógicas inclusivas; o terceiro aspecto diz respeito à formação continuada dos professores e professoras em serviço, e desse modo, assegurar o acesso ao conhecimento e ao mesmo tempo favorecer a aprendizagem dos alunos e alunas com e sem deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0628422760587414pt_BR
dc.contributor.advisor1Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/390614469261947pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ribeiro_ef_tmp598.pdfTexto completo938.5 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons