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Title: Contribuições da formação pedagógica para a docência na educação profissional e tecnológica
metadata.dc.creator: Oliveira, Julliano Cruz de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Educação profissional e tecnológica;Docência;Formação pedagógica;Identidade profissional;Professional and technological education;Teaching;Pedagogical formation;Professional identity
Issue Date: 9-Jul-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;598
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo busca refletir sobre a contribuição da formação pedagógica para docentes não licenciados/as que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especificamente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Buscou-se compreender de que modo a formação pedagógica (complementar e continuada) torna-se imprescindível para a excelência dos processos do ensino e de aprendizagens previstas pelo perfil do egresso e da egressa dos cursos da EPT. O processo de mudanças pelo qual vem passando o mundo de hoje, com os avanços científicos e tecnológicos e o conhecimento rapidamente se tornando ultrapassado, os/as docentes precisam estar constantemente revendo e reformulando seus saberes e também sua forma de agir no mundo. As/os estudantes precisam de novas modalidades e propostas pedagógicas que oportunizem aprendizagens individuais e coletivas. O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental a partir da seleção de livros e artigos de autores e autoras da área educacional e de ensino, a exemplo de Paulo Freire, Mário Sérgio Cortella, Hugo Assman, Maurice Tardif, Selma Garrido Pimenta, Léa das Graças Camargos Anastasiou, José Carlos Libâneo para a sustentação teórica. O primeiro capítulo discorre sobre a formação e o perfil docente da EPT e especificamente no IFCE. Foram analisadas as concepções de docência e de educação estabelecidas no Projeto Político Pedagógico Institucional (PPI) e as peças legais que regulamentam a atividade docente no IFCE. No segundo capítulo realizou-se uma reflexão a respeito das políticas para a docência no âmbito do IFCE através da análise dos editais dos concursos para contratação de docentes, das políticas de formação continuada realizadas fazendo um paralelo com o relatório de avaliação institucional apresentado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). O terceiro capítulo foca na análise da prática de formação pedagógica no IFCE, revelando as ações efetivadas. Realizou-se um resgate histórico dos cursos de aperfeiçoamento/especialização em docência implantados pela instituição estabelecendo uma relação com a permanência e o êxito estudantil. Concluiu-se que o fortalecimento e a institucionalização das políticas para formação docentes são demandas e ações futuras a serem implementadas devendo constar no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023.
Description: 85 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/908
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