Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/892
Title: | Análise da gestão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Instituto Federal do Ceará do subprojeto de matemática do campus Fortaleza, à luz de princípios éticos |
metadata.dc.creator: | Praxedes, Francisco Gilvaneide |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Schreiber, Dusan |
Keywords: | ÉTICA E GESTÃO;Gestão pública;PIBID;IFCE;Princípios éticos;Matemática;Public administration;Ethical principles;Mathematics |
Issue Date: | 9-Apr-2018 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;570 |
metadata.dc.description.resumo: | Esse trabalho tem como objetivo geral analisar a forma de gestão implantada pelo gestor responsável no desenvolvimento das atividades educacionais, bem como as ações praticadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Instituto Federal do Ceará do Subprojeto de Matemática – Campus Fortaleza, em observância à legislação pertinente ao programa, ao cumprimento da Legislação Civil e em comparação ao modelo de uma gestão à luz de princípios éticos. A pesquisa, cujos resultados subsidiaram a elaboração deste trabalho, é de natureza teórica, abordagem qualitativa, sendo fundamentada na revisão da literatura e levantamento documental, concernente ao tema. A pesquisa tem caráter exploratório, pois procura aumentar o grau de conhecimento acerca de práticas adotadas no processo de gestão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em uma instituição federal de ensino, em cumprimento às normas e à submissão ao Conselho de Ética da Faculdade EST, responsável pela orientação no que tange à construção de uma narrativa dentro dos padrões exigidos pela Legislação. O pressuposto teórico subjacente, que embasa esta pesquisa, é o de que para realizar a gestão pública eficiente e com resultados benéficos à comunidade, se faz necessário que, o gestor público ou a gestora pública, executem as ações que lhe foram confiadas, de maneira honesta, livre de corrupção e em cumprimento, por isso a importância desse gestor ou dessa gestora na adaptação organizacional das mudanças. A gestão pública deve priorizar o cidadão, a cidadã e à sociedade na condição de usuário e usuária do serviço público, de destinatário ou destinatária da ação decorrente do poder do Estado. Se os indivíduos que fazem o serviço público, entendessem a importância de ser ético, muito se avançaria nos anseios e desejos da sociedade, sem esses princípios não haveria uma preocupação com a sociedade e seus indivíduos, onde cada um e cada uma, se preocuparia apenas com os seus próprios interesses sem compreender a necessidade da população. |
Description: | 95 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/892 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
praxedes_fg_tmp570.pdf | Texto completo | 623.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License