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Title: O alcance da afetividade no ensino-aprendizagem da matemática na adolescência
metadata.dc.creator: Oliveira, Dayse Cristina Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Afetividade;Cognição;Ensino-aprendizagem;Matemática;Adolescência;Affection;Cognition;Teaching-learning;Mathematics;Adolescence
Issue Date: 22-Jan-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;559
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho investiga o alcance da afetividade na construção do saber matemático na adolescência, usando como instrumento de revisão bibliográfica de estudos e obras que legitimam a indissociabilidade da afetividade e a cognição apresentada pelos autores Piaget e Wallon. Inserem-se relatos de algumas situações vivenciadas em sala de aula que assinalam de que forma a afetividade se estabelece na construção do conhecimento na fase da adolescência. A pesquisa examina Gómez Chacón em sua abordagem das emoções, crenças e atitudes dos e das aprendizes de matemática e dos professores e das professoras. Busca o entendimento de como a afetividade interfere no desempenho matemático do cotidiano escolar, ao valorizar o afeto no espaço da aprendizagem, partindo do pressuposto de que a atividade educativa supera o ato de ensinar e aprender conhecimentos formais. Este trabalho propõe, ainda, uma apreciação da ética da diversidade do autor D’Ambrosio, da ética do cuidado como defendida por L. Boff e Noddings e conclui com uma reflexão sobre a fé como confiança em aprender e ensinar, em uma perspectiva apresentada por Fowler.
Description: 69 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/890
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