Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/890
Title: | O alcance da afetividade no ensino-aprendizagem da matemática na adolescência |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Dayse Cristina Silva de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Laura Franch Schmidt da |
Keywords: | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Afetividade;Cognição;Ensino-aprendizagem;Matemática;Adolescência;Affection;Cognition;Teaching-learning;Mathematics;Adolescence |
Issue Date: | 22-Jan-2018 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;559 |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho investiga o alcance da afetividade na construção do saber matemático na adolescência, usando como instrumento de revisão bibliográfica de estudos e obras que legitimam a indissociabilidade da afetividade e a cognição apresentada pelos autores Piaget e Wallon. Inserem-se relatos de algumas situações vivenciadas em sala de aula que assinalam de que forma a afetividade se estabelece na construção do conhecimento na fase da adolescência. A pesquisa examina Gómez Chacón em sua abordagem das emoções, crenças e atitudes dos e das aprendizes de matemática e dos professores e das professoras. Busca o entendimento de como a afetividade interfere no desempenho matemático do cotidiano escolar, ao valorizar o afeto no espaço da aprendizagem, partindo do pressuposto de que a atividade educativa supera o ato de ensinar e aprender conhecimentos formais. Este trabalho propõe, ainda, uma apreciação da ética da diversidade do autor D’Ambrosio, da ética do cuidado como defendida por L. Boff e Noddings e conclui com uma reflexão sobre a fé como confiança em aprender e ensinar, em uma perspectiva apresentada por Fowler. |
Description: | 69 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/890 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
oliveira_dcs_tmp559.pdf | Texto completo | 3.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License