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dc.creatorOliveira, Dayse Cristina Silva de-
dc.date.accessioned2018-07-17T18:48:22Z-
dc.date.available2018-07-17T18:48:22Z-
dc.date.issued2018-01-22-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/890-
dc.description69 p.pt_BR
dc.description.abstractThis paper investigates the impact of affection in the construction of the knowledge of mathematics in adolescence, using, as an instrument, bibliographic review of studies and works which legitimate the inseparability of affection and cognition presented by the authors Piaget and Wallon. Reports of some situations experienced in the classroom are inserted which point out in what way affection is established in the construction of knowledge in the adolescent phase. The research examines Gómez Chacón in his approach on the emotions, beliefs and attitudes of the math learners and of the teachers. It seeks to understand how affection interferes in the mathematical performance in daily school life, upon giving value to affection in the learning environment, based on the presupposition that the educational activity overrides the act of teaching and learning formal knowledge. Besides this, the paper proposes, an appreciation of the ethics of diversity of the author D’Ambrosio, the ethics of caring as defended by L. Boff and Noddings and concludes with a reflection on faith as trust in learning and teaching, in a perspective presented by Fowler.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;559-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectAffectionen
dc.subjectCognitionen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectAdolescenceen
dc.titleO alcance da afetividade no ensino-aprendizagem da matemática na adolescênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Zwetsch, Roberto Ervino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795910334550225pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investiga o alcance da afetividade na construção do saber matemático na adolescência, usando como instrumento de revisão bibliográfica de estudos e obras que legitimam a indissociabilidade da afetividade e a cognição apresentada pelos autores Piaget e Wallon. Inserem-se relatos de algumas situações vivenciadas em sala de aula que assinalam de que forma a afetividade se estabelece na construção do conhecimento na fase da adolescência. A pesquisa examina Gómez Chacón em sua abordagem das emoções, crenças e atitudes dos e das aprendizes de matemática e dos professores e das professoras. Busca o entendimento de como a afetividade interfere no desempenho matemático do cotidiano escolar, ao valorizar o afeto no espaço da aprendizagem, partindo do pressuposto de que a atividade educativa supera o ato de ensinar e aprender conhecimentos formais. Este trabalho propõe, ainda, uma apreciação da ética da diversidade do autor D’Ambrosio, da ética do cuidado como defendida por L. Boff e Noddings e conclui com uma reflexão sobre a fé como confiança em aprender e ensinar, em uma perspectiva apresentada por Fowler.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1808240390442580pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Laura Franch Schmidt da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858886305291005pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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