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Title: Ética e gestão na educação superior à distância: o uso do compliance como dispositivo de controle de riscos
metadata.dc.creator: Viva, Marco Aurélio de Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: ÉTICA E GESTÃO;Ética;Gestão;Educação à distância;Ética contemporânea;Pragmatismo;Ethics;Management;Distance education;Contemporary ethics;Pragmatism;Compliance;Compliance
Issue Date: 7-Mar-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;567
metadata.dc.description.resumo: As novas tecnologias de informação e comunicação, propulsoras das transformações sociais, têm modificado significativamente as relações no ambiente educacional. Essa conjuntura, sobretudo social, contextualiza o tema objeto da presente pesquisa, ética e gestão na educação superior a distância, o qual abordou perspectivas de gestão no processo educacional com vistas aos problemas ou riscos éticos observados em sua dinâmica atual. No cenário de expansão das modalidades educacionais à distância, a preocupação oriunda de pressupostos da ética contemporânea emerge permeio a fatos que apontam para os riscos e prováveis danos e prejuízos derivados da massificação da educação alavancados por uma nova forma de interação social, pautada, então, pelas renováveis tecnologias da informação e comunicação, uma problemática reforçada pela prevalência de uma organização institucional privada sobre a pública. Para tanto, a abordagem de pesquisa buscou analisar aspectos pragmáticos de gestão que pudessem inibir de forma mais eficaz, eficiente e com maior responsabilização os desvios éticos na administração de cursos de educação superior na modalidade a distância. Isso tudo através de uma pesquisa básica, com um tratamento qualitativo, de caráter explicativo, predominada por técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Logo, desde a existência fatídica até a hipótese de incidência de problemas na gestão de cursos superiores de educação a distância, irregularidades em geral constatadas na condução da expansão das instituições, delimitadas por desvios éticos vinculados a conflitos de interesses, a principal consideração da presente investigação concentrou seu foco na indicação do uso de uma gestão de caráter mais pragmático por meio basicamente do que se conhece por compliance.
Description: 99 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/888
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