Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/887
Title: | Ensino religioso na rede pública: um estudo epistêmico-pedagógico do Rio Grande do Sul ao Brasil |
metadata.dc.creator: | Melo, Arthur Felipe Moreira de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Brandenburg, Laude Erandi |
Keywords: | RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Ensino religioso;Epistemologia do ensino religioso;Aspectos legais do ensino religioso;Processo civilizatório;Religious education;Religious education epistemology;Religious education legal issues;Civilization process |
Issue Date: | 12-Mar-2018 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TD;175 |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho examina as potencialidades e os desafios de um encaminhamento epistemológico para o componente curricular Ensino Religioso na escola pública brasileira. A tese é dividida em três capítulos principais. O primeiro deles, capítulo I, é dedicado à análise da atipia epistemológica do Ensino Religioso diante dos demais componentes curriculares da escola, bem como à análise do cenário político desse componente curricular em âmbito federal, estadual (Rio Grande do Sul) e municipal (municípios do RS). No capítulo seguinte são discutidas alternativas para questões pedagógicas do Ensino Religioso que costumam ser enfatizadas no campo da política em detrimento de um encaminhamento epistemológico para esse componente curricular. Tendo em vista a necessidade de uma reflexão pedagógica propositiva, o trabalho apresenta a análise de dois grupos focais, compostos por professores e professoras de Ensino Religioso da rede pública, membros do executivo estadual ligados ao Ensino Religioso e um pesquisador da área. No último capítulo, o trabalho assume um teor psicológico, ao analisar o princípio do ‘contato com a diversidade’, facultado pelo Ensino Religioso, enquanto recurso valioso de construção de subjetividades humanas saudáveis. Ainda nesse último capítulo, a tese traz uma discussão em torno de benefícios civilizatórios que o Ensino Religioso é capaz de promover em bases plurais e epistemológicas. |
Description: | 225 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/887 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
melo_afm_td175.pdf | Texto completo | 6.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License