Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/887
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMelo, Arthur Felipe Moreira de-
dc.date.accessioned2018-07-17T18:14:36Z-
dc.date.available2018-07-17T18:14:36Z-
dc.date.issued2018-03-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/887-
dc.description225 p.pt_BR
dc.description.abstractThis paper examines the potentialities and challenges of an epistemological referral for the Religious Education curricular component in Brazilian public schools. The thesis is divided into three main chapters. The first of them, chapter I, is dedicated to the analysis of the epistemological atypia of Religious Education in comparison with other school curricular components, as well as to the analysis of the political scenario of this curricular component in federal, state (Rio Grande do Sul) and municipal spheres (municipal districts of RS). In the next chapter, we discuss alternatives for pedagogical issues of Religious Education that are often emphasized in the political ground in impairment to an epistemological referral for this curricular component. Considering the need for a pedagogical reflection, the research presents the analysis of two sessions of a focal group, composed of Religious Education teachers employed in public educational systems, officials of the state linked to Religious Education and a researcher in the area. In the last chapter, the work presents a psychological approach, when analyzing the principle of 'contact with diversity', provided by Religious Education, as a valuable resource for the construction of healthy human subjectivities. Still in this last chapter, the thesis brings an ample discussion on civilizational benefits that Religious Education plural and epistemological bases is able to promote.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTD;175-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectEpistemologia do ensino religiosopt_BR
dc.subjectAspectos legais do ensino religiosopt_BR
dc.subjectProcesso civilizatóriopt_BR
dc.subjectReligious educationen
dc.subjectReligious education epistemologyen
dc.subjectReligious education legal issuesen
dc.subjectCivilization processen
dc.titleEnsino religioso na rede pública: um estudo epistêmico-pedagógico do Rio Grande do Sul ao Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/390614469261947pt_BR
dc.contributor.referee2Sinner, Rudolf Eduard von-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5391368668845628pt_BR
dc.contributor.referee3Fritsch, Rosângela-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5203131170203547pt_BR
dc.contributor.referee4Peretti, Clelia-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9379858395652461pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho examina as potencialidades e os desafios de um encaminhamento epistemológico para o componente curricular Ensino Religioso na escola pública brasileira. A tese é dividida em três capítulos principais. O primeiro deles, capítulo I, é dedicado à análise da atipia epistemológica do Ensino Religioso diante dos demais componentes curriculares da escola, bem como à análise do cenário político desse componente curricular em âmbito federal, estadual (Rio Grande do Sul) e municipal (municípios do RS). No capítulo seguinte são discutidas alternativas para questões pedagógicas do Ensino Religioso que costumam ser enfatizadas no campo da política em detrimento de um encaminhamento epistemológico para esse componente curricular. Tendo em vista a necessidade de uma reflexão pedagógica propositiva, o trabalho apresenta a análise de dois grupos focais, compostos por professores e professoras de Ensino Religioso da rede pública, membros do executivo estadual ligados ao Ensino Religioso e um pesquisador da área. No último capítulo, o trabalho assume um teor psicológico, ao analisar o princípio do ‘contato com a diversidade’, facultado pelo Ensino Religioso, enquanto recurso valioso de construção de subjetividades humanas saudáveis. Ainda nesse último capítulo, a tese traz uma discussão em torno de benefícios civilizatórios que o Ensino Religioso é capaz de promover em bases plurais e epistemológicas.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4042659641066513pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
melo_afm_td175.pdfTexto completo6.78 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons