Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/885
Title: O sopro do espírito na academia: desafios para formação de teólogos e teólogas pentecostais
metadata.dc.creator: Santos, Andréa Nogueira Gomes dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Sinner, Rudolf Eduard von
Keywords: RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Leitura e ensino da Bíblia;Teologia pentecostal;Teologia acadêmica;Currículo de teologia;Racionalidade;Experiência;Pentecostal theology;Academy;Curriculum;Rationality;Experience
Issue Date: 3-Nov-2017
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;535
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa propõe uma análise dos cursos de teologia da Faculdade Refidim e sua relação com a teologia do Espírito. A investigação pretende se mediar a partir do contexto histórico, social e teológico dos cursos de teologia, bem como compreender a relação e desenvolvimento da teologia do Espírito no decorrer da história destes cursos. O intuito é que pontos de relação com a teologia do Espírito sejam encontrados afim de que o conhecimento teológico acadêmico e experiencial possam se harmonizar na formação do estudante pentecostal. A pesquisa pretende investigar os vínculos existentes entre teologia do Espírito e os cursos de teologia, e refletir sobre formas de associação entre aprendizagem a partir do conhecimento acadêmico e também da experiência, gerando com isto para o estudante uma ressignificação do conceito de teologia e do método prático de se fazer teologia dentro e fora do ambiente acadêmico pentecostal. No primeiro capítulo procura-se apresentar o contexto histórico da teologia nas ADs do Brasil e em específico da Faculdade Refidim em Joinville SC. No segundo capítulo faz-se um resgate da compreensão filosófica da teoria do conhecimento empírico e também da compreensão teológica das ADs sobre a doutrina pneumatológica. E no último capítulo propõe-se uma averiguação da teologia do Espírito no espaço acadêmico e dos desafios para a elaboração de um currículo acadêmico-experiencial que possibilite a formação de teólogos e teólogas pentecostais. Esta é uma pesquisa bibliográfica que pretende investigar o espaço acadêmico-racional do curso de teologia e a realidade prático-experiencial do aluno pentecostal afim de encontrar pontos de contato existentes entre ambos, e finaliza propondo a construção de um currículo acadêmico-experiencial que contribua positivamente para a formação deste aluno.
Description: 79 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/885
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santos_ang_tmp535.pdfTexto completo611.42 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons