Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/885
Title: | O sopro do espírito na academia: desafios para formação de teólogos e teólogas pentecostais |
metadata.dc.creator: | Santos, Andréa Nogueira Gomes dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Sinner, Rudolf Eduard von |
Keywords: | RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Leitura e ensino da Bíblia;Teologia pentecostal;Teologia acadêmica;Currículo de teologia;Racionalidade;Experiência;Pentecostal theology;Academy;Curriculum;Rationality;Experience |
Issue Date: | 3-Nov-2017 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;535 |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa propõe uma análise dos cursos de teologia da Faculdade Refidim e sua relação com a teologia do Espírito. A investigação pretende se mediar a partir do contexto histórico, social e teológico dos cursos de teologia, bem como compreender a relação e desenvolvimento da teologia do Espírito no decorrer da história destes cursos. O intuito é que pontos de relação com a teologia do Espírito sejam encontrados afim de que o conhecimento teológico acadêmico e experiencial possam se harmonizar na formação do estudante pentecostal. A pesquisa pretende investigar os vínculos existentes entre teologia do Espírito e os cursos de teologia, e refletir sobre formas de associação entre aprendizagem a partir do conhecimento acadêmico e também da experiência, gerando com isto para o estudante uma ressignificação do conceito de teologia e do método prático de se fazer teologia dentro e fora do ambiente acadêmico pentecostal. No primeiro capítulo procura-se apresentar o contexto histórico da teologia nas ADs do Brasil e em específico da Faculdade Refidim em Joinville SC. No segundo capítulo faz-se um resgate da compreensão filosófica da teoria do conhecimento empírico e também da compreensão teológica das ADs sobre a doutrina pneumatológica. E no último capítulo propõe-se uma averiguação da teologia do Espírito no espaço acadêmico e dos desafios para a elaboração de um currículo acadêmico-experiencial que possibilite a formação de teólogos e teólogas pentecostais. Esta é uma pesquisa bibliográfica que pretende investigar o espaço acadêmico-racional do curso de teologia e a realidade prático-experiencial do aluno pentecostal afim de encontrar pontos de contato existentes entre ambos, e finaliza propondo a construção de um currículo acadêmico-experiencial que contribua positivamente para a formação deste aluno. |
Description: | 79 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/885 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
santos_ang_tmp535.pdf | Texto completo | 611.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License