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dc.creatorSantos, Andréa Nogueira Gomes dos-
dc.date.accessioned2018-07-16T20:26:58Z-
dc.date.available2018-07-16T20:26:58Z-
dc.date.issued2017-11-03-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/885-
dc.description79 p.pt_BR
dc.description.abstractThis research proposes an analysis of the theological courses of the Refidim College and its relation with the Spirit Theology. The investigation intends to mediate from the historical, social and theological context of the theology courses, as well as to understand the relation and development of the Spirit Theology in the history of these courses. It is intended to find a point of relation with the Spirit theology so that all the academic theological knowledge and the experiential knowledge could be harmonized in the formation of the Pentecostal student. The research intends to investigate the links between the Spirit Theology and the courses of theology and to reflect about association between learning from academic knowledge and also from experience, making possible for the student a re-signification of the concept of theology and practical method of doing theology inside and outside of the Pentecostal academic environment. In the first chapter it is presented the historical context of theology in the ADs of Brazil and at Refidim College in Joinville SC. In the second chapter, a revival of the philosophical understanding of the theory of empirical knowledge and also of the theological understanding of the ADs on the Pneumatological doctrine. In the last chapter it is proposed an investigation of the Spirit Theology in the academic area and about the challenges to the elaboration of an academic-experiential curriculum that allows the formation of Pentecostal theologians. This is a bibliographical research that intends to investigate the academic-rational space of the theology course and the practical-experiential reality of the Pentecostal student in order to find points of contact between both and ends up proposing the construction of an academic-experiential curriculum that contributes positively to the formation of this student.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;535-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectLeitura e ensino da Bíbliapt_BR
dc.subjectTeologia pentecostalpt_BR
dc.subjectTeologia acadêmicapt_BR
dc.subjectCurrículo de teologiapt_BR
dc.subjectRacionalidadept_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectPentecostal theologypt_BR
dc.subjectAcademypt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectRationalitypt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.titleO sopro do espírito na academia: desafios para formação de teólogos e teólogas pentecostaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Bobsin, Oneide-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895594646147746pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe uma análise dos cursos de teologia da Faculdade Refidim e sua relação com a teologia do Espírito. A investigação pretende se mediar a partir do contexto histórico, social e teológico dos cursos de teologia, bem como compreender a relação e desenvolvimento da teologia do Espírito no decorrer da história destes cursos. O intuito é que pontos de relação com a teologia do Espírito sejam encontrados afim de que o conhecimento teológico acadêmico e experiencial possam se harmonizar na formação do estudante pentecostal. A pesquisa pretende investigar os vínculos existentes entre teologia do Espírito e os cursos de teologia, e refletir sobre formas de associação entre aprendizagem a partir do conhecimento acadêmico e também da experiência, gerando com isto para o estudante uma ressignificação do conceito de teologia e do método prático de se fazer teologia dentro e fora do ambiente acadêmico pentecostal. No primeiro capítulo procura-se apresentar o contexto histórico da teologia nas ADs do Brasil e em específico da Faculdade Refidim em Joinville SC. No segundo capítulo faz-se um resgate da compreensão filosófica da teoria do conhecimento empírico e também da compreensão teológica das ADs sobre a doutrina pneumatológica. E no último capítulo propõe-se uma averiguação da teologia do Espírito no espaço acadêmico e dos desafios para a elaboração de um currículo acadêmico-experiencial que possibilite a formação de teólogos e teólogas pentecostais. Esta é uma pesquisa bibliográfica que pretende investigar o espaço acadêmico-racional do curso de teologia e a realidade prático-experiencial do aluno pentecostal afim de encontrar pontos de contato existentes entre ambos, e finaliza propondo a construção de um currículo acadêmico-experiencial que contribua positivamente para a formação deste aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2477316951872767pt_BR
dc.contributor.advisor1Sinner, Rudolf Eduard von-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5391368668845628pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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