Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/884
Title: A prática social da leitura e da escrita nos primeiros ciclos da educação de jovens e adultos no município de Parnaíba-PI
metadata.dc.creator: Araújo, Juliana Monteiro Galvão
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Leitura;Escrita;Alfabetização;Letramento;Reading;Writing;Literacy training;Teaching reading
Issue Date: 23-Apr-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;576
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho pesquisa as práticas pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos primeiros e segundos ciclos nas escolas de Parnaíba – PI, desde sua implantação em 2001. Como objetivo, investiga em que medida a prática pedagógica de educadores e educadoras fundamenta-se nas práxis sociais da leitura e escrita, em conformidade com as necessidades dos alfabetizandos e alfabetizandas. A metodologia utilizada integra uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, em um processo investigativo estabelecido pela interlocução entre autores e autoras que articulam a sociedade excludente com a compreensão de como se dá ou não a aprendizagem. Como conclusão, sugere uma proposta de diálogo à luz das ideias de Paulo Freire e Brandão com a finalidade de preparar estudantes para que consigam transcender o conhecimento da leitura e da escrita; competência que gera a capacidade para interpretar textos do cotidiano e assim oportunizar a inclusão no universo sociocultural. Os resultados indicam que é incumbência das e dos docentes da EJA contextualizar de forma diligente o letramento nas atividades de alfabetização. Mais do que um espaço de passagem para o conhecimento, a escola deve ser um ambiente que proporcione a inclusão e socialização de suas e de seus estudantes, preparando-as e preparando-os para assumir a cidadania junto à sociedade.
Description: 68 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/884
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
araújo_jmg_tmp576.pdfTexto completo496.73 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons