Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/884
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Juliana Monteiro Galvão | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-16T19:29:26Z | - |
dc.date.available | 2018-07-16T19:29:26Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-23 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/884 | - |
dc.description | 68 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper researches the pedagogical practices of the Youth and Adult Education Program (EJA) in the first and second cycles of the schools in Parnaíba – PI, from its implantation in 2001. As its goal, it investigates up to what measure the pedagogical practice of the educators is based on the social praxis of reading and writing, according to the needs of those in literacy training. The methodology used integrates a bibliographic review, of qualitative nature, in an investigative process established through the interlocution of authors who articulate the excluding society with the understanding of how the learning takes place or doesn‟t take place. As its conclusion it suggests a proposal of dialog in the light of the ideas of Paulo Freire and Brandão with the goal of preparing students to be able to transcend the knowledge of reading and writing; a competency which generates the capacity to interpret texts of daily life and thus make possible the inclusion into the social-cultural universe. The results indicate that it is the responsibility of the EJA professors to contextualize in a diligent way the teaching of reading in the activities of literacy training. More than a space of passage to knowledge, the school should be an environment which propitiates the inclusion and the socialization of its students preparing them to be citizens in society. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;576 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Writing | en |
dc.subject | Literacy training | en |
dc.subject | Teaching reading | en |
dc.title | A prática social da leitura e da escrita nos primeiros ciclos da educação de jovens e adultos no município de Parnaíba-PI | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brandenburg, Laude Erandi | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho pesquisa as práticas pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos primeiros e segundos ciclos nas escolas de Parnaíba – PI, desde sua implantação em 2001. Como objetivo, investiga em que medida a prática pedagógica de educadores e educadoras fundamenta-se nas práxis sociais da leitura e escrita, em conformidade com as necessidades dos alfabetizandos e alfabetizandas. A metodologia utilizada integra uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, em um processo investigativo estabelecido pela interlocução entre autores e autoras que articulam a sociedade excludente com a compreensão de como se dá ou não a aprendizagem. Como conclusão, sugere uma proposta de diálogo à luz das ideias de Paulo Freire e Brandão com a finalidade de preparar estudantes para que consigam transcender o conhecimento da leitura e da escrita; competência que gera a capacidade para interpretar textos do cotidiano e assim oportunizar a inclusão no universo sociocultural. Os resultados indicam que é incumbência das e dos docentes da EJA contextualizar de forma diligente o letramento nas atividades de alfabetização. Mais do que um espaço de passagem para o conhecimento, a escola deve ser um ambiente que proporcione a inclusão e socialização de suas e de seus estudantes, preparando-as e preparando-os para assumir a cidadania junto à sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1444645738872351 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Laura Franch Schmidt da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 | pt_BR |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
araújo_jmg_tmp576.pdf | Texto completo | 496.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License