Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/884
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Juliana Monteiro Galvão-
dc.date.accessioned2018-07-16T19:29:26Z-
dc.date.available2018-07-16T19:29:26Z-
dc.date.issued2018-04-23-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/884-
dc.description68 p.pt_BR
dc.description.abstractThis paper researches the pedagogical practices of the Youth and Adult Education Program (EJA) in the first and second cycles of the schools in Parnaíba – PI, from its implantation in 2001. As its goal, it investigates up to what measure the pedagogical practice of the educators is based on the social praxis of reading and writing, according to the needs of those in literacy training. The methodology used integrates a bibliographic review, of qualitative nature, in an investigative process established through the interlocution of authors who articulate the excluding society with the understanding of how the learning takes place or doesn‟t take place. As its conclusion it suggests a proposal of dialog in the light of the ideas of Paulo Freire and Brandão with the goal of preparing students to be able to transcend the knowledge of reading and writing; a competency which generates the capacity to interpret texts of daily life and thus make possible the inclusion into the social-cultural universe. The results indicate that it is the responsibility of the EJA professors to contextualize in a diligent way the teaching of reading in the activities of literacy training. More than a space of passage to knowledge, the school should be an environment which propitiates the inclusion and the socialization of its students preparing them to be citizens in society.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;576-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectWritingen
dc.subjectLiteracy trainingen
dc.subjectTeaching readingen
dc.titleA prática social da leitura e da escrita nos primeiros ciclos da educação de jovens e adultos no município de Parnaíba-PIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pesquisa as práticas pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos primeiros e segundos ciclos nas escolas de Parnaíba – PI, desde sua implantação em 2001. Como objetivo, investiga em que medida a prática pedagógica de educadores e educadoras fundamenta-se nas práxis sociais da leitura e escrita, em conformidade com as necessidades dos alfabetizandos e alfabetizandas. A metodologia utilizada integra uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, em um processo investigativo estabelecido pela interlocução entre autores e autoras que articulam a sociedade excludente com a compreensão de como se dá ou não a aprendizagem. Como conclusão, sugere uma proposta de diálogo à luz das ideias de Paulo Freire e Brandão com a finalidade de preparar estudantes para que consigam transcender o conhecimento da leitura e da escrita; competência que gera a capacidade para interpretar textos do cotidiano e assim oportunizar a inclusão no universo sociocultural. Os resultados indicam que é incumbência das e dos docentes da EJA contextualizar de forma diligente o letramento nas atividades de alfabetização. Mais do que um espaço de passagem para o conhecimento, a escola deve ser um ambiente que proporcione a inclusão e socialização de suas e de seus estudantes, preparando-as e preparando-os para assumir a cidadania junto à sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1444645738872351pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Laura Franch Schmidt da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858886305291005pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
araújo_jmg_tmp576.pdfTexto completo496.73 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons