Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/868
Title: | O novo perfil de adolescentes da pós-modernidade e a rebeldia de quem vive a frustração pela falta de autonomia imposta pela sociedade |
metadata.dc.creator: | Souza, Giselda Beserra de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Reblin, Iuri Andréas |
Keywords: | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Sociedade em rede;Adolescentes;Moratória;Frustração;Cuidado;Criatividade;Networked society;Adolescents;Moratorium;Frustration;Care;Creativity |
Issue Date: | 22-Dec-2017 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;538 |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho discorre sobre a origem da sociedade em rede, bem como seu conceito e seu funcionamento no que concerne ao sistema econômico capitalista. Nesta ótica, procura-se evidenciar que a revolução tecnológica pela qual passa a sociedade atual altera a percepção de espaço e tempo no cotidiano humano e dissemina seu alcance por todos os âmbitos da sociedade, notadamente na “indiferença” as fronteiras dos países, nos aspectos que envolvem a produção econômica e, principalmente, na mídia que tem influenciado nos atos políticos de cidadãos como os adolescentes e as adolescentes que reivindicam seus direitos nos países democráticos. As conquistas tecnológicas desfrutadas pela sociedade contemporânea têm-se instituído como novo modelo de comportamento social, cultural e político, com especial destaque para os adolescentes e as adolescentes que têm vasto acesso aos conhecimentos e às informações disponíveis no espaço virtual de forma célere e de alcance global. Em meio a essa transformação social, a pesquisa enfoca a necessidade do cuidado com os recursos naturais e com o “outro”, sendo ambos atos vitais para a sobrevivência no mundo. Tendo em vista a nova realidade de uma sociedade conectada por um ciberespaço, faz-se um estudo sobre os perfis de adolescentes de várias partes do planeta para compreender como se configura seu comportamento social, cultural e político, diante de uma possível frustração causada por uma moratória imposta por seus pais ou responsáveis. Procura-se lembrar à sociedade contemporânea que o envolvimento com as novas tecnologias tem contribuído para que os adolescentes e as adolescentes de hoje tenham perfis diferenciados das gerações anteriores, pois, na atualidade, adolescentes estão vivendo em ambientes que incentivam suas capacidades criativas, e, desse modo, a opinarem e desenvolverem ações sobre questões sociais como política, religião, economia, cultura, meio ambiente, entre outros, provando que não são “preguiçosos”, “indolentes”, ”inseguros”, “infantis” e rebeldes como comumente se ilustra. |
Description: | 89 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/868 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
souza_gb_tmp538.pdf | Texto completo | 856.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License