Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/868
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Giselda Beserra de | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-21T14:48:20Z | - |
dc.date.available | 2018-05-21T14:48:20Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-22 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/868 | - |
dc.description | 89 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work discusses about the origin of the networked society, as well as its concept and its functioning in relation to the capitalist economic system. From this point of view, we try to show that the technological revolution that today's society is changing alters the perception of space and time in human daily life and disseminates its reach through all spheres of society, especially in the "indifference" of the borders of the countries, in the aspects which involve the economic production and especially in the media that has influenced the political acts of citizens such as adolescents and adolescents who claim their rights in democratic countries. The technological achievements enjoyed by contemporary society have been instituted as a new model of social, cultural and political behavior, with a special focus on adolescents and adolescents who have vast access to the knowledge and information available in the virtual space in a fast and effective way global. Considering this social transformation, research focuses on the need for care with natural resources and with the "other," both of which are vital to survival in the world. In view of the new reality of a society connected by a cyberspace, a study is made of the profiles of adolescents from various parts of the world in order to understand how their social, cultural and political behavior is shaped by a possible frustration caused by a moratorium imposed by their parents or guardians. It´s reminds contemporary society that the involvement with the new technologies has contributed to the fact that today's adolescents and adolescents have different profiles from previous generations, as adolescents are currently living in environments that encourage their creative abilities and, social, political, religious, economic, cultural, environmental, among others, proving that they are not "lazy", "indolent", "insecure", "childish" and rebellious as illustrates. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;538 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | Sociedade em rede | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Moratória | pt_BR |
dc.subject | Frustração | pt_BR |
dc.subject | Cuidado | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Networked society | en |
dc.subject | Adolescents | en |
dc.subject | Moratorium | en |
dc.subject | Frustration | en |
dc.subject | Care | en |
dc.subject | Creativity | en |
dc.title | O novo perfil de adolescentes da pós-modernidade e a rebeldia de quem vive a frustração pela falta de autonomia imposta pela sociedade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Streck, Gisela Isolde Waechter | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/390614469261947 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho discorre sobre a origem da sociedade em rede, bem como seu conceito e seu funcionamento no que concerne ao sistema econômico capitalista. Nesta ótica, procura-se evidenciar que a revolução tecnológica pela qual passa a sociedade atual altera a percepção de espaço e tempo no cotidiano humano e dissemina seu alcance por todos os âmbitos da sociedade, notadamente na “indiferença” as fronteiras dos países, nos aspectos que envolvem a produção econômica e, principalmente, na mídia que tem influenciado nos atos políticos de cidadãos como os adolescentes e as adolescentes que reivindicam seus direitos nos países democráticos. As conquistas tecnológicas desfrutadas pela sociedade contemporânea têm-se instituído como novo modelo de comportamento social, cultural e político, com especial destaque para os adolescentes e as adolescentes que têm vasto acesso aos conhecimentos e às informações disponíveis no espaço virtual de forma célere e de alcance global. Em meio a essa transformação social, a pesquisa enfoca a necessidade do cuidado com os recursos naturais e com o “outro”, sendo ambos atos vitais para a sobrevivência no mundo. Tendo em vista a nova realidade de uma sociedade conectada por um ciberespaço, faz-se um estudo sobre os perfis de adolescentes de várias partes do planeta para compreender como se configura seu comportamento social, cultural e político, diante de uma possível frustração causada por uma moratória imposta por seus pais ou responsáveis. Procura-se lembrar à sociedade contemporânea que o envolvimento com as novas tecnologias tem contribuído para que os adolescentes e as adolescentes de hoje tenham perfis diferenciados das gerações anteriores, pois, na atualidade, adolescentes estão vivendo em ambientes que incentivam suas capacidades criativas, e, desse modo, a opinarem e desenvolverem ações sobre questões sociais como política, religião, economia, cultura, meio ambiente, entre outros, provando que não são “preguiçosos”, “indolentes”, ”inseguros”, “infantis” e rebeldes como comumente se ilustra. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3402334296567509 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reblin, Iuri Andréas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 | pt_BR |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
souza_gb_tmp538.pdf | Texto completo | 856.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License