Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/862
Title: Metodologia de ensino: uma análise do método de Jesus de ensinar
metadata.dc.creator: Lima, Abimael Araújo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Schmitt, Flávio
Keywords: ÉTICA E GESTÃO;Educação na antiguidade;Educação no Antigo Testamento;Pedagogia de Jesus;Educação na contemporaneidade;Education in antiquity;Education in the Old Testament;Pedagogy of Jesus;Education in contemporaneity
Issue Date: 4-Aug-2017
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;525
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como tema a metodologia de ensino de Jesus. O objetivo é refletir acerca do método de Jesus de ensinar e como este influencia na pedagogia contemporânea. A partir de estudo bibliográfico, contempla-se, inicialmente, a educação na antiguidade, além de definir o que é a pedagogia. Reflete-se sobre o ensino no Antigo Testamento, no ensino da Lei e nas profecias, nas quais Jesus foi educado. A metodologia de Jesus tem na palavra a sua base, a partir dos seus ensinos nas parábolas e nos discursos, entre outros, para se mostrar na prática dos milagres e do seu exemplo de vida. A metodologia de ensino de Jesus, ao partir do povo e do seu contexto oprimido, evidencia a necessidade de se conhecer a realidade para ensinar com uma metodologia de ensino que possibilite ao povo compreender os ensinamentos, como fez Paulo Freire. Desta forma, a metodologia de Jesus, na sua essência libertadora, permanece atual uma vez que sempre parte do contexto dos indivíduos em busca da libertação ou, para usar um termo mais contemporâneo, para o exercício da cidadania.
Description: 67 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/862
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lima_aa_tmp525.pdfTexto completo725.21 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons