Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Abimael Araújo de-
dc.date.accessioned2018-05-08T20:35:45Z-
dc.date.available2018-05-08T20:35:45Z-
dc.date.issued2017-08-04-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/862-
dc.description67 p.pt_BR
dc.description.abstractThe theme of this paper is the methodology of Jesus’ teaching. The goal is to reflect about Jesus’ method of teaching and how this influences contemporary pedagogy. Based on a bibliographic study, one initially contemplates education in ancient times besides defining what pedagogy is. One reflects about teaching in the Old Testament, in the Law and in the prophecies, in which Jesus was educated. Jesus’ methodology has the word as its foundation, based on his teachings in the parables and in the discourses, among others, to be shown in practice through the miracles and his life example. The methodology of Jesus’ teaching, based on the people and their oppressive context, demonstrates the need to get to know the reality in order to teach with a teaching methodology which makes it possible for the people to understand the teachings, as Paulo Freire did. In this way Jesus’ methodology, in its liberating essence, remains current since it always begins with the context of the individuals seeking liberation or, to use a more contemporary term, for the exercise of citizenship.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;525-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÉTICA E GESTÃOpt_BR
dc.subjectEducação na antiguidadept_BR
dc.subjectEducação no Antigo Testamentopt_BR
dc.subjectPedagogia de Jesuspt_BR
dc.subjectEducação na contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducation in antiquityen
dc.subjectEducation in the Old Testamenten
dc.subjectPedagogy of Jesusen
dc.subjectEducation in contemporaneityen
dc.titleMetodologia de ensino: uma análise do método de Jesus de ensinarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema a metodologia de ensino de Jesus. O objetivo é refletir acerca do método de Jesus de ensinar e como este influencia na pedagogia contemporânea. A partir de estudo bibliográfico, contempla-se, inicialmente, a educação na antiguidade, além de definir o que é a pedagogia. Reflete-se sobre o ensino no Antigo Testamento, no ensino da Lei e nas profecias, nas quais Jesus foi educado. A metodologia de Jesus tem na palavra a sua base, a partir dos seus ensinos nas parábolas e nos discursos, entre outros, para se mostrar na prática dos milagres e do seu exemplo de vida. A metodologia de ensino de Jesus, ao partir do povo e do seu contexto oprimido, evidencia a necessidade de se conhecer a realidade para ensinar com uma metodologia de ensino que possibilite ao povo compreender os ensinamentos, como fez Paulo Freire. Desta forma, a metodologia de Jesus, na sua essência libertadora, permanece atual uma vez que sempre parte do contexto dos indivíduos em busca da libertação ou, para usar um termo mais contemporâneo, para o exercício da cidadania.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0651452655794281pt_BR
dc.contributor.advisor1Schmitt, Flávio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4051638587142121pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lima_aa_tmp525.pdfTexto completo725.21 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons