Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/861
Title: | Sabores, dores e amores: as relações de poder na perspectiva de gênero no contexto escolar |
metadata.dc.creator: | Ramos, Sebastian |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Reblin, Iuri Andréas |
Keywords: | GÊNERO, FEMINISMOS E DIVERSIDADE;Estudos de gênero;Relações de poder;Relações de gênero;Educação e pluralidade;Gender studies;Power relations;Gender relations;Education and plurality |
Issue Date: | 16-Jan-2018 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;550 |
metadata.dc.description.resumo: | Desde o final do século XX, a sociedade brasileira tem avançado na discussão de gênero, com o aumento das produções científicas nas mais variadas áreas do conhecimento. Os avanços, entretanto, têm sido combatidos, sobretudo por setores conservadores, a partir da apresentação do Plano Nacional de Educação, em 2014. Esta pesquisa insere-se nesse cenário como uma colaboração oriunda do espaço escolar, uma vez que a escola desempenha um papel importante na construção de relações, inclusive as relações entre os gêneros. Embora a sociedade brasileira seja composta por mulheres e homens, as relações de poder conferem à parcela masculina oportunidades e vantagens, inclusive na escola - espaço marcadamente feminino no trabalho, mas com preponderância masculina na tomada de decisões. Problematizar os conceitos relacionados aos estudos sobre gênero, identificando suas implicações para o cotidiano escolar e procurar soluções que visam uma educação mais plural, com o respeito à diversidade de gênero são os objetivos perseguidos nessa jornada epistemológica. |
Description: | 78 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/861 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ramos_s_tmp550.pdf | Texto completo | 440.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License