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dc.creatorRamos, Sebastian-
dc.date.accessioned2018-05-08T20:25:13Z-
dc.date.available2018-05-08T20:25:13Z-
dc.date.issued2018-01-16-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/861-
dc.description78 p.pt_BR
dc.description.abstractSince the end of the 20th century, Brazilian society has advanced with discussions regarding gender, with an increase of scientific studies in various areas of knowledge. These advances, however, have been opposed especially by conservative sectors in face of the presentation of the National Education Plan in 2014. This research study enters this scenario as a collaboration from the school field, since schools play an important role in the construction of human relationships, including gender relations. Although Brazilian society is formed by women and men, power relations give more opportunities and advantages to men, also in school – a place that is markedly feminine in terms of work, but it reveals a masculine preponderance in decision making. Discussing concepts related to gender studies, identifying their implications for everyday school life, and seeking solutions that aim at a more pluralistic system of education, with respect for gender diversity, are the objectives pursued in this epistemological journey.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;550-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGÊNERO, FEMINISMOS E DIVERSIDADEpt_BR
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectEducação e pluralidadept_BR
dc.subjectGender studiesen
dc.subjectPower relationsen
dc.subjectGender relationsen
dc.subjectEducation and pluralityen
dc.titleSabores, dores e amores: as relações de poder na perspectiva de gênero no contexto escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Musskopf, André Sidnei-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0540785104686451pt_BR
dc.description.resumoDesde o final do século XX, a sociedade brasileira tem avançado na discussão de gênero, com o aumento das produções científicas nas mais variadas áreas do conhecimento. Os avanços, entretanto, têm sido combatidos, sobretudo por setores conservadores, a partir da apresentação do Plano Nacional de Educação, em 2014. Esta pesquisa insere-se nesse cenário como uma colaboração oriunda do espaço escolar, uma vez que a escola desempenha um papel importante na construção de relações, inclusive as relações entre os gêneros. Embora a sociedade brasileira seja composta por mulheres e homens, as relações de poder conferem à parcela masculina oportunidades e vantagens, inclusive na escola - espaço marcadamente feminino no trabalho, mas com preponderância masculina na tomada de decisões. Problematizar os conceitos relacionados aos estudos sobre gênero, identificando suas implicações para o cotidiano escolar e procurar soluções que visam uma educação mais plural, com o respeito à diversidade de gênero são os objetivos perseguidos nessa jornada epistemológica.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0819753710903740pt_BR
dc.contributor.advisor1Reblin, Iuri Andréas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4008773551065957pt_BR
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