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Title: Identidade e cultura indígena na perspectiva das mulheres de um grupo de OASE da IECLB: uma proposta para a (re)construção dos conhecimentos numa relação de alteridade
metadata.dc.creator: Labes, Katilene Willms
metadata.dc.contributor.advisor1: Zwetsch, Roberto Ervino
Keywords: LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Mulheres luteranas;Comunidades indígenas;Imigração alemã em Santa Catarina;Relações de alteridade e respeito mútuo;Lutheran women;Indigenous communities;German immigration in Santa Catarina;Relations of otherness and mutual respect
Issue Date: 7-Jul-2017
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;523
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho final de conclusão do mestrado profissional, busco analisar a participação das mulheres, especificamente das participantes da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas – OASE, no processo de educação informal de pessoas membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, no que diz respeito ao entendimento que possuem e ensinam a respeito da identidade e cultura indígena. Para tanto, proponho uma pesquisa bibliográfica no primeiro capítulo e, no segundo capítulo, uma observação participante de cunho etnográfico junto ao grupo, que compõe o registro num diário de campo. No primeiro capítulo apresento o histórico de como iniciou e se estabeleceu a OASE na IECLB, tornando-se um setor de trabalho da Igreja com forte ênfase diaconal; em seguida descrevo brevemente a história da IECLB e sua trajetória no campo da educação, partindo de referências ao reformador Martim Lutero, passando pelas escolas comunitárias que se constituíram nas comunidades formadas a partir da imigração alemã no Brasil e encerro abordando como a educação é compreendida e regida atualmente na igreja. O terceiro item do capítulo 1 é dedicado a uma retrospectiva da história dos povos indígenas na região de Santa Catarina onde se encontra o grupo pesquisado e como ocorreram as relações entre comunidade de imigrantes alemães e povos indígenas, terminando com a apresentação de alguns conceitos que auxiliarão na análise de dados. O capítulo 2, inicialmente, é dedicado a compreender como as relações entre imigrantes e povos indígenas se refletem nos conhecimentos das mulheres sobre identidade e cultura indígena nos dias atuais; em seguida apresento reflexões possíveis para a superação de preconceitos a partir das ponderações das mulheres, enquanto o tópico 3 é constituído a partir de dados colhidos na observação participante e registrados no diário de campo. Ao final do capítulo 2 apresento aprendizagens educativas que podem auxiliar na (re)construção de conhecimentos a partir de uma relação de alteridade e de respeito entre os dois grupos estudados.
Description: 79 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/816
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