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dc.creatorLabes, Katilene Willms-
dc.date.accessioned2018-01-31T17:32:48Z-
dc.date.available2018-01-31T17:32:48Z-
dc.date.issued2017-07-07-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/816-
dc.description79 p. : il.pt_BR
dc.description.abstractIn this conclusion paper of the Professional Master’s Program I seek to analyze the participation of the women, specifically of the participants in the Evangelical Women’s Order - Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas – OASE, in the process of informal education of members of the Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil [Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil], as relates to the understanding they have and teach about the indigenous identity and culture. To do this, I propose a bibliographic research in the first chapter and in the second chapter a participant observation of ethnographic character of the group, which is made up of a register in a field diary. In the first chapter I present the history of how the OASE began and became established in the IECLB becoming a work sector of the Church with a strong diaconal emphasis; following I briefly describe the history of the IECLB and its trajectory in the field of education, beginning with references of the reformer Martin Luther, going through community schools which were constituted in the communities formed with the German immigration in Brazil and I close dealing with how education is understood and managed currently in the church. The third item of chapter 1 is dedicated to a retrospective of the history of the indigenous peoples in the region of Santa Catarina where the researched group is found and how the relations between the community of the German immigrants and indigenous peoples took place, ending with a presentation of some concepts which will help in the analysis of the data. Chapter 2, initially, is dedicated to understanding how the relations between the immigrants and the indigenous peoples are reflected in the knowledge of the women about indigenous identity and culture in current days; following I present possible reflections on overcoming prejudices based on the ponderations of the women, while the 3rd topic is constituted of data gathered from the participant observation and registered in the field diary. At the end of Chapter 2 I present educational learnings which can help in the (re)construction of knowledge based on a relation of otherness and of respect between the two groups studied.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;523-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLEITURA E ENSINO DA BÍBLIApt_BR
dc.subjectMulheres luteranaspt_BR
dc.subjectComunidades indígenaspt_BR
dc.subjectImigração alemã em Santa Catarinapt_BR
dc.subjectRelações de alteridade e respeito mútuopt_BR
dc.subjectLutheran womenen
dc.subjectIndigenous communitiesen
dc.subjectGerman immigration in Santa Catarinaen
dc.subjectRelations of otherness and mutual respecten
dc.titleIdentidade e cultura indígena na perspectiva das mulheres de um grupo de OASE da IECLB: uma proposta para a (re)construção dos conhecimentos numa relação de alteridadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/390614469261947pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho final de conclusão do mestrado profissional, busco analisar a participação das mulheres, especificamente das participantes da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas – OASE, no processo de educação informal de pessoas membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, no que diz respeito ao entendimento que possuem e ensinam a respeito da identidade e cultura indígena. Para tanto, proponho uma pesquisa bibliográfica no primeiro capítulo e, no segundo capítulo, uma observação participante de cunho etnográfico junto ao grupo, que compõe o registro num diário de campo. No primeiro capítulo apresento o histórico de como iniciou e se estabeleceu a OASE na IECLB, tornando-se um setor de trabalho da Igreja com forte ênfase diaconal; em seguida descrevo brevemente a história da IECLB e sua trajetória no campo da educação, partindo de referências ao reformador Martim Lutero, passando pelas escolas comunitárias que se constituíram nas comunidades formadas a partir da imigração alemã no Brasil e encerro abordando como a educação é compreendida e regida atualmente na igreja. O terceiro item do capítulo 1 é dedicado a uma retrospectiva da história dos povos indígenas na região de Santa Catarina onde se encontra o grupo pesquisado e como ocorreram as relações entre comunidade de imigrantes alemães e povos indígenas, terminando com a apresentação de alguns conceitos que auxiliarão na análise de dados. O capítulo 2, inicialmente, é dedicado a compreender como as relações entre imigrantes e povos indígenas se refletem nos conhecimentos das mulheres sobre identidade e cultura indígena nos dias atuais; em seguida apresento reflexões possíveis para a superação de preconceitos a partir das ponderações das mulheres, enquanto o tópico 3 é constituído a partir de dados colhidos na observação participante e registrados no diário de campo. Ao final do capítulo 2 apresento aprendizagens educativas que podem auxiliar na (re)construção de conhecimentos a partir de uma relação de alteridade e de respeito entre os dois grupos estudados.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4599194776336382pt_BR
dc.contributor.advisor1Zwetsch, Roberto Ervino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795910334550225pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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