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Title: O Israel antigo em debate: uma análise da história de Israel da educação básica ao ensino superior
metadata.dc.creator: Berlesi, Josué
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;História antiga de Israel;Historiografia;Antiguidade Oriental;Ensino de história;Teoria da história;Ancient history of Israel;Historiography;Oriental antiquity;Teaching of history;Theory of history
Issue Date: 14-Jul-2017
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TD;166
metadata.dc.description.resumo: A presente tese visa problematizar a história antiga de Israel, recorrendo para tanto a uma análise de como a referida temática tem sido abordada no país na educação básica e, de igual modo, no ensino superior, notadamente nas licenciaturas em História. Trata-se de verificar o grau de atualização do tema em tela, comparando a abordagem levada a cabo no Brasil com a produção especializada produzida essencialmente no exterior. Nesse sentido, no âmbito historiográfico internacional, vigora uma percepção recente de que o texto bíblico não pode ser considerado fonte primária para o estudo da história antiga de Israel, especialmente por conta da larga distância temporal entre os eventos narrados no Antigo Testamento e o momento de sua fixação por escrito. Logo, a evidência arqueológica e epigráfica, por serem contemporâneas aos eventos, assumem a primazia na tentativa de reconstrução do passado do Antigo Levante, o que certamente contrasta com parcela majoritária da historiografia acerca do Israel antigo, a qual acompanhou, em grande medida, o relato presente no texto bíblico de modo que o testemunho religioso da Bíblia permaneceu como um referente histórico autêntico para interpretar o passado de Israel. Para uma análise efetiva do mencionado tema, faz-se necessário considerar a trajetória da pesquisa acadêmica sobre o Israel antigo em âmbito internacional e também no país, o que possibilita compreender como a citada temática manteve-se afastada da área de História Antiga, restando como um campo absolutamente dominado por profissionais da área de Teologia; desse modo, houve o predomínio de uma percepção êmica sobre o passado de Israel, por conta do fato de haver uma vinculação emocional do pesquisador/teólogo com sua fonte (texto bíblico) considerada, inclusive, como dotada de inspiração divina, o que certamente contrasta com a área de História, na qual não há espaço para elementos extra-humanos, logo a alegada inspiração divina não pode ser tomada como variante de explicação histórica. De tal maneira, a historiografia sobre o tema em questão desenvolveu-se sem a participação efetiva de historiadores, o que resultou na carência de reflexões teórico-metodológicas próprias da História. Tal quadro afetou a abordagem da história antiga de Israel tanto na educação básica como no ensino superior. Desse modo, o desafio que se apresenta reside em repensar o passado de Israel com independência do texto bíblico, o que já tem sido realizado em alguns contextos. A tentativa de reconstrução histórica calcada nas fontes arqueológicas e epigráficas apresenta uma versão majoritariamente distinta daquela apresentada na narrativa bíblica.
Description: 236 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/810
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