Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/806
Title: | Aplicabilidade da gestão participativa no projeto político pedagógico |
metadata.dc.creator: | Neri, Antônio Avelar Macedo |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Zanella, José Caetano |
Keywords: | ÉTICA E GESTÃO;Projeto político pedagógico;Aplicabilidade;Gestão escolar participativa;Pedagogical political project;Applicability;Participative school management |
Issue Date: | 8-Sep-2017 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;526 |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa bibliográfica de cunho descritivo tem o objetivo de realizar um estudo sobre a aplicabilidade do Projeto Político Pedagógico e a Gestão Participativa na Escola. Apresenta-se com o objetivo de inquirir sobre conceitos do Projeto Político Pedagógico na instituição de ensino e de que forma incide a comunidade na sua participação na promulgação e cumprimento de tal projeto, identificando e referindo de forma aplicada quais as principais dificuldades evidenciadas pela comunidade escolar e os desafios a que se deparam os gestores para reger a edificação de um projeto político pedagógico. O artifício metodológico utilizado para este trabalho tratou-se especialmente da busca em livros, periódicos, artigos e publicações nacionais e internacionais mais atuais contextualizando com outros de diversos períodos históricos. Quanto aos resultados esperados pode-se afirmar de prévia que os educadores das instituições de ensino e a comunidade se sentem habilitados em tomar parte na elaboração do Projeto Político Pedagógico local, apesar de que faltam mais conhecimento geral e diálogo da equipe gestora, desconhecem a força política que tem sobre tomada de decisões. Já os alunos ponderam um importante instrumento de transformação na gestão escolar, porém tem pouco entendimento sobre o que é o Projeto Político Pedagógico. Por fim é plausível ter a percepção de que a constituição de um projeto político pedagógico deve ser ponderada, debatida e estabelecida em conjunto por meio da qual a equipe é submergida nas ações políticas da organização escolar e pedagógico-curriculares. |
Description: | 70 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/806 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
neri_aam_tmp526.pdf | Texto completo | 503.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.