Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/806
Title: Aplicabilidade da gestão participativa no projeto político pedagógico
metadata.dc.creator: Neri, Antônio Avelar Macedo
metadata.dc.contributor.advisor1: Zanella, José Caetano
Keywords: ÉTICA E GESTÃO;Projeto político pedagógico;Aplicabilidade;Gestão escolar participativa;Pedagogical political project;Applicability;Participative school management
Issue Date: 8-Sep-2017
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;526
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa bibliográfica de cunho descritivo tem o objetivo de realizar um estudo sobre a aplicabilidade do Projeto Político Pedagógico e a Gestão Participativa na Escola. Apresenta-se com o objetivo de inquirir sobre conceitos do Projeto Político Pedagógico na instituição de ensino e de que forma incide a comunidade na sua participação na promulgação e cumprimento de tal projeto, identificando e referindo de forma aplicada quais as principais dificuldades evidenciadas pela comunidade escolar e os desafios a que se deparam os gestores para reger a edificação de um projeto político pedagógico. O artifício metodológico utilizado para este trabalho tratou-se especialmente da busca em livros, periódicos, artigos e publicações nacionais e internacionais mais atuais contextualizando com outros de diversos períodos históricos. Quanto aos resultados esperados pode-se afirmar de prévia que os educadores das instituições de ensino e a comunidade se sentem habilitados em tomar parte na elaboração do Projeto Político Pedagógico local, apesar de que faltam mais conhecimento geral e diálogo da equipe gestora, desconhecem a força política que tem sobre tomada de decisões. Já os alunos ponderam um importante instrumento de transformação na gestão escolar, porém tem pouco entendimento sobre o que é o Projeto Político Pedagógico. Por fim é plausível ter a percepção de que a constituição de um projeto político pedagógico deve ser ponderada, debatida e estabelecida em conjunto por meio da qual a equipe é submergida nas ações políticas da organização escolar e pedagógico-curriculares.
Description: 70 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/806
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
neri_aam_tmp526.pdfTexto completo503.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.