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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/806
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Neri, Antônio Avelar Macedo | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-19T07:12:37Z | - |
dc.date.available | 2017-11-19T07:12:37Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-08 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/806 | - |
dc.description | 70 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | This bibliographic research of descriptive nature has the goal of carrying out a study about the applicability of the Pedagogical Political Project and Participative Management in the School. It presents itself with the goal of inquiring about the concepts of the Pedagogical Political Project in the teaching institution and in what way the Community influences its participation in the promotion and fulfillment of this project, identifying and referring, in an applied way, which are the main difficulties brought up by the school community and the challenges which the managers face to guide the construction of a pedagogical political project. The methodological tool used for this work focused especially on researching in books, journals, articles and more current national and international publications contextualizing with others of various historical periods. As to the expected results one can affirm, anticipatedly, that the educators of the teaching institutions and the Community feel they are capacitated to take part in the elaboration of the local Pedagogical Political Project, in spite of their lack of more general knowledge and dialog of the managing team. They do not know the political force they have as to making decisions. The students, on the other hand, are pondering an important instrument of transformation in school management, however there is little understanding about the Pedagogical Political Project. Finally, it is plausible to have the perception that the constitution of a pedagogical political project needs to be pondered, debated and established together through which the team is submerged in the political actions of the school and curricular-pedagogical organization. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;526 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | ÉTICA E GESTÃO | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Aplicabilidade | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar participativa | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical political project | pt_BR |
dc.subject | Applicability | pt_BR |
dc.subject | Participative school management | pt_BR |
dc.title | Aplicabilidade da gestão participativa no projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Schreiber, Dusan | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5088882022022801 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa bibliográfica de cunho descritivo tem o objetivo de realizar um estudo sobre a aplicabilidade do Projeto Político Pedagógico e a Gestão Participativa na Escola. Apresenta-se com o objetivo de inquirir sobre conceitos do Projeto Político Pedagógico na instituição de ensino e de que forma incide a comunidade na sua participação na promulgação e cumprimento de tal projeto, identificando e referindo de forma aplicada quais as principais dificuldades evidenciadas pela comunidade escolar e os desafios a que se deparam os gestores para reger a edificação de um projeto político pedagógico. O artifício metodológico utilizado para este trabalho tratou-se especialmente da busca em livros, periódicos, artigos e publicações nacionais e internacionais mais atuais contextualizando com outros de diversos períodos históricos. Quanto aos resultados esperados pode-se afirmar de prévia que os educadores das instituições de ensino e a comunidade se sentem habilitados em tomar parte na elaboração do Projeto Político Pedagógico local, apesar de que faltam mais conhecimento geral e diálogo da equipe gestora, desconhecem a força política que tem sobre tomada de decisões. Já os alunos ponderam um importante instrumento de transformação na gestão escolar, porém tem pouco entendimento sobre o que é o Projeto Político Pedagógico. Por fim é plausível ter a percepção de que a constituição de um projeto político pedagógico deve ser ponderada, debatida e estabelecida em conjunto por meio da qual a equipe é submergida nas ações políticas da organização escolar e pedagógico-curriculares. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4489040579463197 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zanella, José Caetano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5394484099711862 | pt_BR |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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