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Title: Análise das práticas pedagógicas inclusivas do centro de atendimento educacional especializado “Rosimar Honório Palhiana” do município de São João de Pirabas–PA
metadata.dc.creator: Maia, Anaide Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: ÉTICA E GESTÃO;Educação inclusiva;Práticas pedagógicas inclusivas;Política de educação especial;Inclusive education;Inclusive pedagogical practices;Special education policy
Issue Date: 22-May-2017
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;506
metadata.dc.description.resumo: No Brasil, o Ministério da Educação adota como plano de ação, a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, pautada em princípios éticos e fundamentada nos direitos humanos. Propõe a valorização de todos os e todas as estudantes integrantes das redes de ensino, pública e privada, e respeita as diferenças individuais durante o processo educacional. Com o intuito de discutir a importância da educação especial nesta perspectiva da educação inclusiva, a partir de um olhar multiprofissional, o presente trabalho analisa as práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) “Rosimar Honório Palhiana”, localizado no Município de São João de Pirabas–PA. As práticas implementadas constituídas por acolhimento, educação permanente, visita domiciliar, estudos de casos, encontros com a comunidade, grupos terapêuticos, participação em eventos culturais e ações com as secretarias municipais (saúde, assistência, cultura, agricultura e meio ambiente) encontram-se em processo de implementação. A pesquisa foi realizada através de um estudo bibliográfico e análise documental com enfoque qualitativo. Os dados foram obtidos pela análise de informações adquiridas junto ao CAEE. Chegou-se à conclusão que o CAEE contribui significativamente com as políticas de educação, saúde e assistência social, assumindo, dessa forma, seu papel na implementação das políticas públicas voltadas à educação especial e inclusiva, assim como, para a formação dos profissionais envolvidos direta e indiretamente com a educação no Município de São João de Pirabas–PA.
Description: 72 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/791
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