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dc.creatorMaia, Anaide Costa-
dc.date.accessioned2017-09-29T19:25:33Z-
dc.date.available2017-09-29T19:25:33Z-
dc.date.issued2017-05-22-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/791-
dc.description72 p. : il.pt_BR
dc.description.abstractIn Brazil, the Ministry of Education adopts as a plan of action, the national policy of Special Education in the perspective of inclusive education, based on ethical principles and grounded in human rights. It proposes the valuation of all students in public and private education networks and respects individual differences during the educational process. In order to discuss the importance of special education in this perspective of inclusive education, from a multiprofessional perspective, the present work analyzes the inclusive pedagogical practices developed by the Specialized Educational Assistance Center(in Portuguese: Centro de Atendimento Educacional Especializado — CAEE)“Rosimar Honório Palhiana”, located in the Municipality of São João de Pirabas–PA. Practices implemented consisting of reception, permanent education, home visits, case studies, community meetings, therapeutic groups, participation in cultural events and actions with the municipal secretariats (health, assistance, culture, agriculture and the environment) are found In the process of implementation. The research was carried out through a bibliographic study and documentary analysis with a qualitative approach. The data were obtained through the analysis of information acquired from the CAEE. It was concluded that the CAEE contributes significantly to the policies of education, health and social assistance, thus assuming its role in the implementation of public policies focused on special and inclusive education, as well as for the training of professionals involved directly and indirectly with education in the municipality of São João de Pirabas–PA.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;506-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÉTICA E GESTÃOpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas inclusivaspt_BR
dc.subjectPolítica de educação especialpt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectInclusive pedagogical practicesen
dc.subjectSpecial education policyen
dc.titleAnálise das práticas pedagógicas inclusivas do centro de atendimento educacional especializado “Rosimar Honório Palhiana” do município de São João de Pirabas–PApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, o Ministério da Educação adota como plano de ação, a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, pautada em princípios éticos e fundamentada nos direitos humanos. Propõe a valorização de todos os e todas as estudantes integrantes das redes de ensino, pública e privada, e respeita as diferenças individuais durante o processo educacional. Com o intuito de discutir a importância da educação especial nesta perspectiva da educação inclusiva, a partir de um olhar multiprofissional, o presente trabalho analisa as práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) “Rosimar Honório Palhiana”, localizado no Município de São João de Pirabas–PA. As práticas implementadas constituídas por acolhimento, educação permanente, visita domiciliar, estudos de casos, encontros com a comunidade, grupos terapêuticos, participação em eventos culturais e ações com as secretarias municipais (saúde, assistência, cultura, agricultura e meio ambiente) encontram-se em processo de implementação. A pesquisa foi realizada através de um estudo bibliográfico e análise documental com enfoque qualitativo. Os dados foram obtidos pela análise de informações adquiridas junto ao CAEE. Chegou-se à conclusão que o CAEE contribui significativamente com as políticas de educação, saúde e assistência social, assumindo, dessa forma, seu papel na implementação das políticas públicas voltadas à educação especial e inclusiva, assim como, para a formação dos profissionais envolvidos direta e indiretamente com a educação no Município de São João de Pirabas–PA.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5544624721702360pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Laura Franch Schmidt da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858886305291005pt_BR
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