Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/777
Title: | Educação sexual de adolescentes na escola pública: matizes culturais, religiosos e pedagógicos para a sua sistematização |
metadata.dc.creator: | Sousa Filho, Vicente Gregório de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Streck, Gisela Isolde Waechter |
Keywords: | RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Adolescência;Educação sexual;Gênero;Teologias feministas;Adolescence;Sexual education;Gender;Feminist theologies |
Issue Date: | 21-Mar-2017 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TD;161 |
metadata.dc.description.resumo: | A tese em pauta trata da educação sexual dos adolescentes e das adolescentes do ensino médio da rede pública estadual da cidade de Parnaíba-PI, a partir de um referencial teórico que privilegiou uma sinopse da história da sexualidade sob o enfoque sociocultural, os estudos de gênero, a psicanálise freudiana, as teologias feministas, os atuais parâmetros curriculares nacionais, a formação do autoconceito adolescente, tendo como suporte conceituados teóricos, quais sejam, Foucault, Badinter, Scott, Freud, Gebara, dentre outros(as). No capítulo dedicado à história da sexualidade foi possível compreender a temática numa visão do relativismo cultural, o que contraria uma visão estática e universal da sexualidade. A seção destinada aos estudos de gênero apresenta uma evolução dos conceitos tendo como parâmetro os primórdios do feminismo para aportarmos na compreensão de que a masculinidade e a feminilidade se constroem ao longo da vida e das relações socioculturais. Os parâmetros curriculares nacionais vigentes tratam da sexualidade e das questões de gênero como temática transversal e que, portanto, atravessam todas as áreas do curriculum da escola. A formação do autoconceito adolescente configura-se como uma tentativa de apresentarmos os adolescentes e as adolescentes com capacidade de construírem sua autonomia intelectual e afetiva, conforme Jean-Piaget, Vygotsky e Erik Erikson. A investigação serviu-se de questionários semiestruturados e abertos para a coleta de dados, revelando-se como qualiquantitativa. Feitos os diagnósticos da educação sexual dos(as) adolescentes, confirmaram-se alguns estereótipos sexistas, bem como a presença de conceitos e vivências ainda atrelados à visão patriarcal e excludente nos discursos dos(as) alunos(as) na escola, na família e nas igrejas. Finalizamos com algumas indicações teórico-metodológicas aos educadores e às educadoras sexuais com vistas a tornar possível a abordagem contextualizada da sexualidade e do gênero na educação escolar. |
Description: | 236 p. : il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/777 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sousa_filho_vg_td159.pdf | Texto completo | 2.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.