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dc.creatorSousa Filho, Vicente Gregório de-
dc.date.accessioned2017-09-14T19:59:45Z-
dc.date.available2017-09-14T19:59:45Z-
dc.date.issued2017-03-21-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/777-
dc.description236 p. : il.pt_BR
dc.description.abstractThe dissertation at hand deals with sexual education of adolescents in high-school in the state public network of the city of Parnaíba-PI, based on a theoretical referential which emphasized a synopsis of the history of sexuality under the sociocultural focus, gender studies, Freudian psychoanalysis, feminist theologies, the current national curricular parameters, the formation of the adolescent self-concept, having as support well known theoreticians, such as, Foucault, Badinter, Scott, Freud, Gebara, among others. In the chapter dedicated to the history of sexuality it was possible to comprehend the theme within a perspective of cultural relativism, which goes contrary to a static and universal perspective of sexuality. The section directed at gender studies presents an evolution of the concepts having as parameter the beginnings of feminism to deal with the comprehension that masculinity and femininity are built throughout life and upon sociocultural relations. The current national curricular parameters deal with sexuality and the issues of gender as transversal themes which, therefore, cross through all the areas of the curriculum of the school. The formation of the adolescent self-concept is configured as an attempt to present adolescents as having capacity to construct their intellectual and affective autonomy, according to Jean-Piaget, Vygotsky and Erik Erikson. The investigation made use of semi-structured and open questionnaires for collecting data, revealing itself as quali-quantitative. Having finished the diagnosis of the sexual education of the adolescents, some sexist stereotypes were confirmed, as well as the presence of concepts and experiences still tied to the patriarchal and excluding vision in the discourses of the students in the school, in the family and in the churches. We ended with some theoretical-methodological indications for the sexual educators aiming at making a contextualized approach to sexuality and gender possible in school education.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTD;161-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectTeologias feministaspt_BR
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectSexual educationen
dc.subjectGenderen
dc.subjectFeminist theologiesen
dc.titleEducação sexual de adolescentes na escola pública: matizes culturais, religiosos e pedagógicos para a sua sistematizaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895594646147746pt_BR
dc.contributor.referee2Wondracek, Karin Hellen Kepler-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308804580424239pt_BR
dc.contributor.referee3Fritsch, Rosangela-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5203131170203547pt_BR
dc.contributor.referee4Adams, Telmo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7293725605745367pt_BR
dc.description.resumoA tese em pauta trata da educação sexual dos adolescentes e das adolescentes do ensino médio da rede pública estadual da cidade de Parnaíba-PI, a partir de um referencial teórico que privilegiou uma sinopse da história da sexualidade sob o enfoque sociocultural, os estudos de gênero, a psicanálise freudiana, as teologias feministas, os atuais parâmetros curriculares nacionais, a formação do autoconceito adolescente, tendo como suporte conceituados teóricos, quais sejam, Foucault, Badinter, Scott, Freud, Gebara, dentre outros(as). No capítulo dedicado à história da sexualidade foi possível compreender a temática numa visão do relativismo cultural, o que contraria uma visão estática e universal da sexualidade. A seção destinada aos estudos de gênero apresenta uma evolução dos conceitos tendo como parâmetro os primórdios do feminismo para aportarmos na compreensão de que a masculinidade e a feminilidade se constroem ao longo da vida e das relações socioculturais. Os parâmetros curriculares nacionais vigentes tratam da sexualidade e das questões de gênero como temática transversal e que, portanto, atravessam todas as áreas do curriculum da escola. A formação do autoconceito adolescente configura-se como uma tentativa de apresentarmos os adolescentes e as adolescentes com capacidade de construírem sua autonomia intelectual e afetiva, conforme Jean-Piaget, Vygotsky e Erik Erikson. A investigação serviu-se de questionários semiestruturados e abertos para a coleta de dados, revelando-se como qualiquantitativa. Feitos os diagnósticos da educação sexual dos(as) adolescentes, confirmaram-se alguns estereótipos sexistas, bem como a presença de conceitos e vivências ainda atrelados à visão patriarcal e excludente nos discursos dos(as) alunos(as) na escola, na família e nas igrejas. Finalizamos com algumas indicações teórico-metodológicas aos educadores e às educadoras sexuais com vistas a tornar possível a abordagem contextualizada da sexualidade e do gênero na educação escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2102658538115652pt_BR
dc.contributor.advisor1Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/390614469261947pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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