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Title: A aprendizagem virtual com a ferramenta moodle: um estudo de caso
metadata.dc.creator: Aranha, Alexandre Franco
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Educação a Distância;Salas virtuais;Ensino e aprendizagem;Moodle;Distance Education;Virtual Classrooms;Teaching and Learning
Issue Date: 12-Jul-2017
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TM;298
metadata.dc.description.resumo: Uma análise da aplicação da ferramenta software Moodle como apoio e meio da transmissão do conhecimento e dos saberes. A pesquisa terá como objetivo a demonstração da ferramenta Moodle no apoio ao processo de ensino e aprendizagem e seu reflexo na formação de discentes, aplicada nas matrizes curriculares na área do conhecimento das Ciências Sociais Aplicada. Na primeira parte será apresentada a ferramenta Moodle na aprendizagem virtual. Na segunda parte se ressaltam a importância das propostas pedagógicas constantes nos projetos de desenvolvimento institucional e projetos pedagógicos curriculares das instituições de ensino superior, como também as políticas públicas de incentivo. A pesquisa aponta dados estatísticos do censo da Associação Brasileira de Educação a Distância de 2012, que retrata um perfil até pouco tempo desconhecido cientificamente, contudo esperava-se entre as variáveis a procura por cursos que trouxessem no seu planejamento uma flexibilidade além de estudo sobre a aplicação da teoria de currículos na previsão da formação do egresso, que pode ser afetada pelas políticas institucionais e por meio dos projetos pedagógicos, utilizados como instrumento de desenvolvimento de competência e habilidade. Na terceira etapa o estudo aponta para o desdobramento das EADs no desenvolvimento humano e o reflexo na inteligência, considerando estudos sobre a Sociedade da Informação, os aspectos cognitivos na aprendizagem e as influências normativas e não normativas. A reposta é buscada considerando a pesquisa um estudo de caso desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior demonstrando a aplicação das salas virtuais no apoio à formação do egresso e estruturado pelas matrizes curriculares. A história da educação brasileira é apresentada como marco introdutório do desenvolvimento, nos avanços para as ideias livres, libertárias e de acesso a todos os indivíduos à educação laica e gratuita. A problemática recai em responder como a Educação a Distância, as políticas públicas de incentivo à educação e o papel das instituições de Ensino Superior no Brasil atuam para formação do egresso. A resposta é evidenciada tratando o perfil do egresso na Educação a Distância por meio da instrumentalização de planejamentos, pelas instituições de Ensino Superior através dos projetos pedagógicos e pelo uso das tecnologias computacionais e de comunicação, possibilitando à educação as reflexões éticas, os aspectos cognitivos e a participação deste/a aluno/a na Sociedade da Informação.
Description: 113 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/768
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