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Title: Entre o crer e o comprar: identidade cristã na sociedade de consumo
metadata.dc.creator: Reichow, Lisandra Darde Krüger
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Julio Cezar
Keywords: TEOLOGIA PRÁTICA;Sociedade de consumo;Individualismo;Identidade cristã;Consumer society;Individualism;Comunidade;Christian identity;Community
Issue Date: 12-Jan-2017
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TM;327
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho configura-se como uma reflexão a respeito da intersecção entre as profundas mudanças sociais advindas com a expansão da dinâmica do consumo e o significado da identidade e experiência cristã nesta mesma realidade. Os diferentes aspectos dessa relação e as complexidades desse encontro são objeto de estudo desta dissertação. Para tanto, a pesquisa está estruturada em três diferentes eixos. No primeiro capítulo, intitulado Sociedade de consumidores é feita a exposição tanto das raízes históricas do consumo, com suas transformações, bem como de suas características que marcam a atualidade e catalisam o consumismo, tais como: individualismo, narcisismo, hedonismo. Ademais, o aspecto religioso de tal processo é apresentado. O segundo capítulo, Identidade cristã: construção e fundamentos, visa expor os principais elementos de uma visão cristã a respeito do ser humano, na qual explora-se o conceito de imagem e semelhança de Deus, a condição de pecador, a importância dos relacionamentos, o mandamento do amor e a cidadania do Reino do Deus. O tema da formação da identidade cristã é também explorado a partir da sua dimensão comunitária. Ao analisar esses dois tópicos, o contraste entre os processos formadores da identidade consumidora e os elementos constituintes da identidade cristã é evidente. Com vistas a aprofundar a análise dessa relação, no terceiro capítulo, intitulado Entre o crer e o comprar: assimilação e transformação, expõem-se duas possibilidades dessa relação entre sociedade de consumidores e fé cristã, com suas diversas manifestações: assimilação, no qual o ethos do consumo subverte as principais características da vivência do Cristianismo e transformação, na qual pela via da vivência comunitária resiste-se e subverte-se os elementos de uma sociedade consumista. Diversas características do aspecto comunitário são apresentadas, juntamente com um exemplo concreto dessa expressão na vivência da autora em um ministério cristão chamado L’Abri Fellowship.
Description: 164 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/749
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