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dc.creatorReichow, Lisandra Darde Krüger-
dc.date.accessioned2017-05-24T17:05:59Z-
dc.date.available2017-05-24T17:05:59Z-
dc.date.issued2017-01-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/749-
dc.description164 p.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is configured as a reflection about the intersection between the profound social changes coming from the expansion of the consumption dynamic and the meaning of the Christian identity and experience in this same reality. The different aspects of this relation and the complexities of this encounter are the study object of this thesis. For this, therefore, the research is structured into three different axes. In the first chapter, entitled Society of consumers, an exposition is presented of the historical roots of consumerism with its transformations, as well as its characteristics which mark current times and catalyze consumerism, such as: individualism, narcissism, hedonism. Besides this, the religious aspect of such a process is presented. The second chapter, Christian identity: construction and foundations, aims at expounded the main elements of a Christian vision about the human being, in which the concept of the image and likeness of God is explored, as well as the condition of sinner, the importance of relationships, the commandment of love and citizenship of the Kingdom of God. The theme of the formation of the Christian identity is also explored based on its community dimension. Upon analyzing these two topics, the contrast between the formation processes of the consumer identity and the constituent elements of the Christian identity is evident. Aiming at deepening the analysis of this relationship, in the third chapter, entitled Between believing and buying: assimilation and transformation, two possibilities of this relation between a consumer society and the Christian faith are presented with their diverse manifestations: assimilation, in which the ethos of consumption subverts the main characteristics of the living experience of Christianity and transformation, in which through community living one is able to resist and subvert the elements of a consumerist society. Various characteristics of the community aspect are presented, together with a concrete example of this expression in the living experience of the author in a Christian ministry called L’Abri Fellowship.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTM;327-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTEOLOGIA PRÁTICApt_BR
dc.subjectSociedade de consumopt_BR
dc.subjectIndividualismopt_BR
dc.subjectIdentidade cristãpt_BR
dc.subjectConsumer societyen
dc.subjectIndividualismen
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectChristian identityen
dc.subjectCommunityen
dc.titleEntre o crer e o comprar: identidade cristã na sociedade de consumopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Schaper, Valério Guilherme-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516948733028434pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Renato Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5182020903256616pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho configura-se como uma reflexão a respeito da intersecção entre as profundas mudanças sociais advindas com a expansão da dinâmica do consumo e o significado da identidade e experiência cristã nesta mesma realidade. Os diferentes aspectos dessa relação e as complexidades desse encontro são objeto de estudo desta dissertação. Para tanto, a pesquisa está estruturada em três diferentes eixos. No primeiro capítulo, intitulado Sociedade de consumidores é feita a exposição tanto das raízes históricas do consumo, com suas transformações, bem como de suas características que marcam a atualidade e catalisam o consumismo, tais como: individualismo, narcisismo, hedonismo. Ademais, o aspecto religioso de tal processo é apresentado. O segundo capítulo, Identidade cristã: construção e fundamentos, visa expor os principais elementos de uma visão cristã a respeito do ser humano, na qual explora-se o conceito de imagem e semelhança de Deus, a condição de pecador, a importância dos relacionamentos, o mandamento do amor e a cidadania do Reino do Deus. O tema da formação da identidade cristã é também explorado a partir da sua dimensão comunitária. Ao analisar esses dois tópicos, o contraste entre os processos formadores da identidade consumidora e os elementos constituintes da identidade cristã é evidente. Com vistas a aprofundar a análise dessa relação, no terceiro capítulo, intitulado Entre o crer e o comprar: assimilação e transformação, expõem-se duas possibilidades dessa relação entre sociedade de consumidores e fé cristã, com suas diversas manifestações: assimilação, no qual o ethos do consumo subverte as principais características da vivência do Cristianismo e transformação, na qual pela via da vivência comunitária resiste-se e subverte-se os elementos de uma sociedade consumista. Diversas características do aspecto comunitário são apresentadas, juntamente com um exemplo concreto dessa expressão na vivência da autora em um ministério cristão chamado L’Abri Fellowship.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2438294251776996pt_BR
dc.contributor.advisor1Adam, Julio Cezar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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