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Title: A contribuição do Centro de Equoterapia Galopes da Inclusão do Instituto Federal do Ceará – Campus Iguatu numa perspectiva de inclusão social
metadata.dc.creator: Sousa, Josefa Ataíde Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Inclusão Social;Equoterapia;Educação Inclusiva;Social Inclusion;Equine Therapy;Inclusive Education
Issue Date: 5-Dec-2016
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;472
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo trata-se de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Iguatu, que teve como objetivo avaliar a contribuição do trabalho desenvolvido no Centro de Equoterapia Galopes da Inclusão, numa perspectiva de inclusão social por meio da equoterapia, que é um método terapêutico em que se utiliza o cavalo como ferramenta dentro de uma abordagem interdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Num primeiro momento, a pesquisa se ocupa em apresentar uma abordagem conceitual e histórica sobre inclusão social, educação inclusiva e um resgate das políticas de inclusão no Brasil. Num segundo momento, debruça-se sobre a história da Equoterapia, conceituação, Programas Básicos, formação da Equipe Multidisciplinar e, ainda, as possibilidades de inclusão por meio da Equoterapia, bem como, as patologias atendidas e os benefícios resultantes. Por fim, num terceiro momento, será descrito como funciona o Centro de Equoterapia Galopes da Inclusão, metodologia utilizada, apresentação e análises dos resultados levantados na pesquisa. A metodologia adotada constou de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Após a análise documental, foram confirmadas as hipóteses suscitadas, concluindo-se que o Centro de Equoterapia Galopes da Inclusão contribui de forma significativa para a inclusão social das pessoas com deficiência, amplia o leque de relacionamento familiar e social, desenvolve a autoestima, a confiança e a aprendizagem, proporcionando qualidade de vida para os (as) praticantes atendidos (as) e seus familiares.
Description: 107 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/743
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