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dc.creatorSousa, Josefa Ataíde Gomes de-
dc.date.accessioned2017-04-05T20:08:55Z-
dc.date.available2017-04-05T20:08:55Z-
dc.date.issued2016-12-05-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/743-
dc.description107 p.pt_BR
dc.description.abstractThis study is a research carried out in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Iguatu Campus, the goal of which was to evaluate the contribution of the work developed in the Equine Therapy Center Galopes da Inclusão (Gallops of Inclusion), from a perspective of social inclusion through equine therapy which is a therapeutic method in which the horse is used as a tool within an interdisciplinary approach, seeking the biopsychosocial development of persons with deficiencies. In the first moment the research occupies itself with presenting a conceptual and historical approach on social inclusion, inclusive education and a recovery of the inclusion policies in Brazil. In a second moment one looks at the history of equine therapy, its conceptualization, Basic Programs, formation of the Multidisciplinary Team and, besides this, the possiblities of inclusion through equine therapy, as well as the pathologies treated and the resulting benefits. Finally, in a third moment, there is a description of how the Equine Therapy Center Galopes da Inclusão works, the methodology used, the presentation and analyses of the results of the research. The methodology adopted was qualitative research, of bibliographic and documental character. After the documental analysis the hypotheses that emerged were confirmed, concluding that the Equine Therapy Center Galopes da Inclusão contributes in a significant way to the social inclusion of people with deficiencies, it broadens the range of family and social relationships, it develops self-esteem, trust and learning, propitiating quality of life for the participants treated and their families.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;472-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectEquoterapiapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectSocial Inclusionen
dc.subjectEquine Therapyen
dc.subjectInclusive Educationen
dc.titleA contribuição do Centro de Equoterapia Galopes da Inclusão do Instituto Federal do Ceará – Campus Iguatu numa perspectiva de inclusão socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Reblin, Iuri Andréas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4008773551065957pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata-se de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Iguatu, que teve como objetivo avaliar a contribuição do trabalho desenvolvido no Centro de Equoterapia Galopes da Inclusão, numa perspectiva de inclusão social por meio da equoterapia, que é um método terapêutico em que se utiliza o cavalo como ferramenta dentro de uma abordagem interdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Num primeiro momento, a pesquisa se ocupa em apresentar uma abordagem conceitual e histórica sobre inclusão social, educação inclusiva e um resgate das políticas de inclusão no Brasil. Num segundo momento, debruça-se sobre a história da Equoterapia, conceituação, Programas Básicos, formação da Equipe Multidisciplinar e, ainda, as possibilidades de inclusão por meio da Equoterapia, bem como, as patologias atendidas e os benefícios resultantes. Por fim, num terceiro momento, será descrito como funciona o Centro de Equoterapia Galopes da Inclusão, metodologia utilizada, apresentação e análises dos resultados levantados na pesquisa. A metodologia adotada constou de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Após a análise documental, foram confirmadas as hipóteses suscitadas, concluindo-se que o Centro de Equoterapia Galopes da Inclusão contribui de forma significativa para a inclusão social das pessoas com deficiência, amplia o leque de relacionamento familiar e social, desenvolve a autoestima, a confiança e a aprendizagem, proporcionando qualidade de vida para os (as) praticantes atendidos (as) e seus familiares.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0973789036160694pt_BR
dc.contributor.advisor1Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/390614469261947pt_BR
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