Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/738
Title: | A política pública de cotas no IFCE: uma análise prática dos aspectos sociais que fundamentam a medida |
metadata.dc.creator: | Almada, Deivison Rodrigues de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Musskopf, Andre Sidnei |
Keywords: | ÉTICA E GESTÃO;Cotas;Políticas Públicas;IFCE;Quotas;Public Policies |
Issue Date: | 30-Nov-2016 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;479 |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho analisa o processo de implantação do sistema de reserva de vagas em instituições federais de ensino brasileiras, a partir dos critérios sociais estabelecidos para a implantação da medida, tomando como referência para análise dos resultados práticos o ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Trata-se de um estudo exploratório, desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e documental que fundamenta e apresenta informações relevantes para o entendimento do processo de implantação do sistema de cotas nas instituições federais de ensino. No trabalho é apresentado um contexto histórico e social que fundamenta a existência de políticas públicas no Brasil, bem como o processo político-social que culminou na promulgação da Lei nº 12.711/2012, a Lei de Cotas. Essas informações facilitam a compreensão de aspectos relevantes a respeito do tema. O principal objetivo deste trabalho é analisar, a partir da realidade social da comunidade acadêmica do IFCE, os aspectos sociais que fundamentam a implementação da política pública de cotas nas instituições federais de ensino, avançando até o processo de implantação em si. Dessa análise se objetiva, especificamente, verificar a eficácia da política de cotas no IFCE, a influência de fatores organizacionais do IFCE e particularidades regionais na implementação da medida. Desta forma, pretende-se contribuir, com este estudo, para uma melhor compreensão e reflexão acerca da política de cotas, bem como para a avaliação da medida no âmbito do IFCE e também no contexto nacional. |
Description: | 81 p. il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/738 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
almada_dr_tmp479.pdf | Texto completo | 774.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.