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Title: Bálsamo na bagagem: rito de passagem e subjetividade no processo de adaptação na graduação em Teologia
metadata.dc.creator: Santos, Débora Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Gaede Neto, Rodolfo
Keywords: DIMENSÕES DO CUIDADO E PRÁTICAS SOCIAIS;Teologia;Rito de Passagem;Adaptação;Espiritualidade;Vocação;Cidadania;Theology;Rite of Passage;Adaptation;Spirituality;Vocation;Citizenship
Issue Date: 3-Oct-2016
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;469
metadata.dc.description.resumo: O ingresso no ensino superior é um rito de passagem importante na vida do estudante de teologia, até porque geralmente ocorre no início da vida adulta, ou na fase final da adolescência e mobiliza a subjetividade do estudante, pois o ambiente acadêmico é um vaso de conteúdos e experiências com potencial para alterar a posição do indivíduo na sociedade, sua função, sua auto percepção e a percepção do outro e das questões de interesse social em si, e em especial sua espiritualidade. Este fato coloca o estudante de graduação em teologia como objeto de especial atenção e tem mobilizado a ação pedagógica e pastoral na busca de respostas para o desconforto decorrente da entrada em um ambiente de racionalidade científica para a adaptação não somente à vida acadêmica em seus aspectos interpessoais, mas à universidade como um conjunto de fatores da formação do indivíduo para a prática da cidadania na participação como mediador dos destinos vocacionais de muitos e decisões sociais em tempos tão mutantes. Adaptar-se à vida acadêmica afigura-se então, como um desafio não somente pela fase do desenvolvimento em que se encontra o recém ingresso, mas por outros fatores concorrentes. A pesquisa adota como referencial teórico a Fenomenologia da Vida de Michel Henry e o trabalho de Gennep sobre ritos de passagem. Emprega o método descritivo para análise do processo de adaptação. Como contribuição a pesquisa propõe princípios norteadores para ampliação da ação institucional da Pastoral Acadêmica no sentido de favorecer o processo de transformação do estudante e prepará-lo para um agir comprometido com a “Vida”.
Description: 67 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/737
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