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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/737
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Santos, Débora Costa | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-31T20:10:16Z | - |
dc.date.available | 2017-03-31T20:10:16Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-03 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/737 | - |
dc.description | 67 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | Entering higher education is a rite of passage in the life of the theology student, because generally it occurs at the beginning of the adult life or in the final phase of adolescence and mobilizes the subjectivity of the student, since the academic environment is a vase of contents and experiences with the potential to alter the position of the individual in society, the person’s role, his or her self-perception and the perception of the other and of the issues of social interest themselves, and especially his or her spirituality. This fact places the student in the undergraduate course of theology as an object of special attention and has mobilized the pedagogical and pastoral action in the quest of answers to the discomfort resulting from entering an environment of scientific rationality and needing to adapt not only to the academic life in its interpersonal aspects but also to the university as a conjunction of factors of individual formation for the practice of citizenship in the participation as mediator of vocational destinies of many and social decisions in such mutating times. Therefore, to adapt configures itself as a challenge not only because of the development phase in which the newly enrolled is in but also because of the other concurring factors. The research adopts as its theoretical referential the Phenomenology of Life by Michel Henry and the work of Gennep about rites of passage. It employs the descriptive method for the analysis of the process of adaptation. As a contribution, the research proposes guiding principles for amplifying the institutional action for the Academic Ministry in the sense of favoring the transformation process of the student and preparing him or her for an action committed to “Life”. | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;469 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | DIMENSÕES DO CUIDADO E PRÁTICAS SOCIAIS | pt_BR |
dc.subject | Teologia | pt_BR |
dc.subject | Rito de Passagem | pt_BR |
dc.subject | Adaptação | pt_BR |
dc.subject | Espiritualidade | pt_BR |
dc.subject | Vocação | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Theology | en |
dc.subject | Rite of Passage | en |
dc.subject | Adaptation | en |
dc.subject | Spirituality | en |
dc.subject | Vocation | en |
dc.subject | Citizenship | en |
dc.title | Bálsamo na bagagem: rito de passagem e subjetividade no processo de adaptação na graduação em Teologia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Wondracek, Karin Hellen Kepler | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6308804580424239 | pt_BR |
dc.description.resumo | O ingresso no ensino superior é um rito de passagem importante na vida do estudante de teologia, até porque geralmente ocorre no início da vida adulta, ou na fase final da adolescência e mobiliza a subjetividade do estudante, pois o ambiente acadêmico é um vaso de conteúdos e experiências com potencial para alterar a posição do indivíduo na sociedade, sua função, sua auto percepção e a percepção do outro e das questões de interesse social em si, e em especial sua espiritualidade. Este fato coloca o estudante de graduação em teologia como objeto de especial atenção e tem mobilizado a ação pedagógica e pastoral na busca de respostas para o desconforto decorrente da entrada em um ambiente de racionalidade científica para a adaptação não somente à vida acadêmica em seus aspectos interpessoais, mas à universidade como um conjunto de fatores da formação do indivíduo para a prática da cidadania na participação como mediador dos destinos vocacionais de muitos e decisões sociais em tempos tão mutantes. Adaptar-se à vida acadêmica afigura-se então, como um desafio não somente pela fase do desenvolvimento em que se encontra o recém ingresso, mas por outros fatores concorrentes. A pesquisa adota como referencial teórico a Fenomenologia da Vida de Michel Henry e o trabalho de Gennep sobre ritos de passagem. Emprega o método descritivo para análise do processo de adaptação. Como contribuição a pesquisa propõe princípios norteadores para ampliação da ação institucional da Pastoral Acadêmica no sentido de favorecer o processo de transformação do estudante e prepará-lo para um agir comprometido com a “Vida”. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1282189037957545 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gaede Neto, Rodolfo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8020748256904139 | pt_BR |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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