Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/736
Title: | O conselho de classe como ferramenta de avaliação escolar: um estudo da atuação do conselho de classe do IFPI, Campus de Parnaíba, numa perspectiva ética e democrática |
metadata.dc.creator: | Carneiro, Cícero Wilrison Alves |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Brandenburg, Laude Erandi |
Keywords: | ÉTICA E GESTÃO;Conselho de Classe;Avaliação;Ética;Democracia;Class Council;Evaluation;Ethics;Democracy |
Issue Date: | 10-Jan-2017 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;480 |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem como tema o conselho de classe como ferramenta de avaliação escolar. Trata-se de uma ferramenta dotada de poder que acaba decidindo o futuro do aluno e a sua aprendizagem. Nesse sentido, surge a pergunta pelos princípios éticos e democráticos na condução do conselho de classe. A partir de pesquisa bibliográfica procura-se definir e relacionar os conceitos de ética, democracia, avaliação escolar e conselho de classe, e, a partir do estudo de caso no Instituto federal do Piauí – IFPI – Campus de Paraíba, através da metodologia do observador participante, observar como se dá na prática o processo avaliativo. O conselho de classe se mostra eficiente porque a decisão não é individual, mas coletiva, contemplando o aluno na sua individualidade (processo de aprendizagem individual, incluindo a influência de aspectos externos) e no seu contexto (com demais componentes curriculares). Desta forma, aproxima-se do fazer ético e democrático no processo de avaliação no ensino e na aprendizagem. |
Description: | 73 p. : il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/736 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
carneiro_cwa_tmp480.pdf | Texto completo | 936.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.