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Title: Programa institucional permanência da UFERSA – CAMPUS Caraúbas-RN: Fracasso escolar e evasão
metadata.dc.creator: Rodrigues, Cybele Nogueira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Fracasso escolar;Evasão;Assistência Estudantil;School dropout;School failure;Student Assistance
Issue Date: 20-Jul-2016
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;465
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o impacto das ações do Programa Institucional Permanência (PIP) na evasão dos e das bolsistas no ano de 2014. A metodologia baseia-se na revisão bibliográfica e documental, além da observação da realidade, enquanto profissional da área educacional. O estudo foi realizado na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) – campus Caraúbas constando da análise das diversas questões teóricas envolvidas com a permanência do e da discente na Universidade, contexto histórico do campus, ações implementadas para o combate à evasão e análise da eficácia do PIP. Para tanto, aborda-se o processo de expansão do ensino superior público no Brasil com seus impasses e possibilidades, a problemática da evasão e do fracasso escolar e as políticas de assistência estudantil que visam à permanência do e da discente no ensino. Os resultados permitem evidenciar que as causas da evasão escolar são a soma de vários fatores, em detrimento da hipótese da individualização da culpa, seja do e da discente, da família, da universidade ou do sistema econômico, social, político e cultural. Conclui-se que ainda não é possível afirmar que o PIP resultou na diminuição das taxas de evasão ou aumento da permanência dos e das discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser recente a implantação do PIP na assistência estudantil da UFERSA – campus Caraúbas e pela falta de efetivação das ações regulamentadas pelo PIP em sua totalidade.
Description: 82 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/734
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