Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/731
Title: | Evasão escolar: identificando causas e propondo intervenções |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Laenia Chagas de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Laura Franch Schmidt da |
Keywords: | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Educação;Ensino-aprendizagem;Evasão;Education;Teaching Learning;Drop out |
Issue Date: | 4-Jul-2016 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;464 |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho analisa a evasão discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Juazeiro do Norte, com foco no curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental. O objetivo geral deste estudo é investigar a ocorrência de evasão no referido curso, e identificar as causas, tendo como instrumento de pesquisa os históricos escolares disponibilizados no Sistema Acadêmico do IFCE campus Juazeiro do Norte assim como os questionários socioeconômicos que são preenchidos, pelos/as alunos/as, no ato da matrícula. Para a composição da amostra, tomou-se o universo dos evadidos do curso durante o período 2010.1 a 2015.1, considerando os/as discentes ingressantes nos semestres 2010.1, 2010.2 e 2011.1. O enfoque da pesquisa busca caracterizar o perfil dos/as discentes evadidos/as. A técnica aplicada teve, como base, elementos quantitativos que, após serem coletados, foram inseridos numa base de dados do Microsoft Office Excel 2013 com posterior transferência para o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS versão 16.0), utilizado para realização da análise estatística descritiva de frequência e percentual, gerando as tabelas apresentadas. Para fundamentar a investigação buscou-se a contribuição de autores que abordam problemas voltados para a educação, de forma específica a questão do processo ensino-aprendizagem e do fracasso/evasão escolar, bem como a análise de documentos basilares da legislação educacional brasileira. A pesquisa está estruturada em três capítulos: o primeiro traz a abordagem sobre a concepção do processo ensino-aprendizagem, considerando a contribuição dos teóricos Paulo Freire, David Ausubel, Jean Piaget, Vigotsky e Edgar Morin e faz um contraponto com a evasão escolar, respaldada em pesquisas referentes à temática, assim como na legislação nacional; o segundo capítulo aborda a educação profissional no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e apresenta um relato conciso sobre o IFCE campus Juazeiro do Norte e sobre o curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio. No terceiro capítulo são apresentados os dados obtidos e a análise dos mesmos, distribuídos em parâmetros acadêmicos e sócios econômicos como idade, gênero, semestre de ingresso, etnia, procedência escolar, estado civil dos pais, nível de escolaridade do pai, nível de escolaridade da mãe, responsável financeiro pela família, renda familiar e tipo de moradia. Os principais achados dessa investigação indicam que é desafiante traçar um perfil do/a aluno/a evadido/a, tendo em vista que as diferentes variáveis ligadas a muitos fatores como social, cultural, econômico, familiar, acadêmico, têm implicações no desempenho escolar dos/as estudantes, podendo provocar o desinteresse pela escola e, consequentemente, contribuir para o abandono precoce. Percebe-se que os desafios das instituições de ensino para identificar as principais causas da evasão não são simples. Finalizando, registra-se aqui a proposta de realização de continuadas pesquisas que possam contribuir na elaboração e implementação de ações que venham conter e prevenir a ocorrência do fenômeno evasão escolar. |
Description: | 89 p. : il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/731 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
oliveira_lc_tmp464.pdf | Texto completo | 886.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.