Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/726
Title: | Violência contra crianças e adolescentes: uma análise a partir do contexto escolar |
metadata.dc.creator: | Silva Neto, José Gomes da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Musskopf, Andre Sidnei |
Keywords: | Crianças;Adolescentes;Violência;Família;Escola;Children;Adolescents;Violence;Family;School;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
Issue Date: | 5-Jan-2017 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;478 |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo analisou registros escolares de crianças e adolescentes situados no contexto escolar. O objetivo da pesquisa consistiu em conhecer as diferentes realidades no que concerne à violência praticada contra crianças e adolescentes, bem como a violência entre os/as próprios/as estudantes. Foi necessário abordar os diferentes conceitos de violência existentes na literatura, assim como uma contextualização da instituição família e as novas mudanças em seu interior na contemporaneidade, desafiando, cada vez mais, a instituição escolar e o próprio Estado no cumprimento das leis e responsabilidade com os filhos e as filhas em situações de vulnerabilidade. Utilizou-se o método documental, com registros de casos individuais em duas escolas de ensino privado, situadas no Distrito Federal. A violência constatada nos respectivos documentos apontou vários fatores que a motivaram, principalmente a irresponsabilidade de muitos pais e mães, alheios/as aos cuidados com os/as seus/suas filhos/as. Nesse sentido, o papel da escola é essencial para a garantia dos direitos previstos em lei, especificamente o Estatuto da Criança e Adolescente. |
Description: | 82 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/726 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
silva_neto_jg_tmp478.pdf | Texto completo | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.