Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/726
Title: Violência contra crianças e adolescentes: uma análise a partir do contexto escolar
metadata.dc.creator: Silva Neto, José Gomes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Musskopf, Andre Sidnei
Keywords: Crianças;Adolescentes;Violência;Família;Escola;Children;Adolescents;Violence;Family;School;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Issue Date: 5-Jan-2017
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;478
metadata.dc.description.resumo: Este estudo analisou registros escolares de crianças e adolescentes situados no contexto escolar. O objetivo da pesquisa consistiu em conhecer as diferentes realidades no que concerne à violência praticada contra crianças e adolescentes, bem como a violência entre os/as próprios/as estudantes. Foi necessário abordar os diferentes conceitos de violência existentes na literatura, assim como uma contextualização da instituição família e as novas mudanças em seu interior na contemporaneidade, desafiando, cada vez mais, a instituição escolar e o próprio Estado no cumprimento das leis e responsabilidade com os filhos e as filhas em situações de vulnerabilidade. Utilizou-se o método documental, com registros de casos individuais em duas escolas de ensino privado, situadas no Distrito Federal. A violência constatada nos respectivos documentos apontou vários fatores que a motivaram, principalmente a irresponsabilidade de muitos pais e mães, alheios/as aos cuidados com os/as seus/suas filhos/as. Nesse sentido, o papel da escola é essencial para a garantia dos direitos previstos em lei, especificamente o Estatuto da Criança e Adolescente.
Description: 82 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/726
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_neto_jg_tmp478.pdfTexto completo1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.