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Title: Fotonarrativas entre atingidos por barragens: a fotografia como fonte do labor teológico
metadata.dc.creator: Sieben, Marcelo
metadata.dc.contributor.advisor1: Zwetsch, Roberto Ervino
Keywords: TEOLOGIA PRÁTICA;Grupos sociais atingidos por barragens;Fotonarrativa;Teologia;Fragmentariedade;Social groups impacted by the dams;Photonarrative;Theology;Fragmentarity
Issue Date: 31-Aug-2016
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TD;159
metadata.dc.description.resumo: Introdução: A presente pesquisa trata da problemática acerca da situação das famílias atingidas por barragens do Projeto Panambi-Garabi, considerando a contribuição ao método teológico latino-americano da narrativa por meio da fotografia. Metodologia: Pesquisa bibliográfico-conceitual e empírica calcada no método fotonarrativo. Ao longo da pesquisa foram feitas incursões in loco na região do Rio Uruguai, em localidades ribeirinhas dos municípios de Crissiumal e Novo Machado no Rio Grande do Sul, com objetivo de colher aproximações a respeito da percepção dispensada a determinadas problemáticas advindas da questão social circunscrita aos grupos sociais atingidos pela barragem Panambi. O debate sobre achados entre pesquisadores da teoria a respeito da narrativa por meio do fazer fotográfico foram fundamentais para a construção do argumento da tese. Resultados: A metodologia narrativa por meio da fotografia circunscreve ao fazer teológico um indispensável instrumento pedagógico de aproximação aos elementos constituintes da situação dos grupos sociais atingidos por barragens. Estes grupos sociais, tipos sociológicos aprendidos pela aproximação compreensiva, possuem com seu ecossistema uma relação existencial e material que é vivenciada consubstancialmente pela valorização tanto do aspecto material (trabalho) quanto simbólico (água e fé) dos quais eles retiram fundamentos religioso-valorativos para a estruturação fenomênica da cultura regional. Por meio da fotonarrativa foi possível acessar determinados elementos religioso-valorativos que confirmam aspectos da atividade de vigília organizada pela lógica apofântica, as quais tendo origem onírica tendem a perfilar lateralidades à mecânica corporal dos sujeitos sociais. A reflexão a respeito do que chamei fragmentariedade pulsional é um elemento circunscrito à subcontrariedade vigílica, isto é, por meio da subcontrariedade (negativo) é que os enquadramentos imagéticos ganham plasticidade (positivo) no processo fenomênico de cuja participação o indivíduo está imbuído, a saber, na mundanidade (Weltlichkeit) o Ser-com-o-Outro elabora sua existência por meio de fragmentos que se des-velam e velam constantemente. Conclusões: A fotonarrativa constitui metodologicamente um importante passo a ser considerado no processo de elaboração dialogal do pesquisador-participante diante da alteridade, isto é, que não simplesmente pesquisa o Outro, antes, se aproxima compreensivamente mediado pelo mundo, o que implica um conhecer fragmentariamente tanto o Outro quanto o si mesmo, pois ambos estão na mundanidade. O conhecer, nesse sentido, é complementado pela narrativa organizada a partir do fazer fotográfico, suplementando assim o método teológico pela compreensão do dito pelo não dito desde a lateralidade impressa na corporeidade dos indivíduos.
Description: 300 p. il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/724
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