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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/717
Title: | Os capuchinhos de Saboia e a reforma romanizante da Igreja Católica Romana na região colonial italiana e campos de cima da serra (1896-1913) |
metadata.dc.creator: | Zugno, Vanildo Luiz |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Wachholz, Wilhelm |
Keywords: | Igreja;Capuchinhos de Saboia;Estruturas eclesiais;Romanização;Imigração italiana;Church;Savoy Capuchins;Ecclesial Structures;Romanization;Italian immigration;TEOLOGIA E HISTÓRIA |
Issue Date: | 1-Aug-2016 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TD;157 |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo tem como objeto a participação dos Missionários Capuchinhos da Província de Saboia na reforma romanizante da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) na Região de Colonização Italiana e nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul nos anos de 1896 a 1913. Fruto da confluência de fatores políticos e eclesiais na Europa e no Brasil, a reforma romanizante iniciada em meados do sec. XIX e intensificada após a Proclamação da República, consistiu numa profunda reconfiguração da ICAR que buscava distanciar-se do Estado, da sociedade e do modo brasileiro de ser católico e adequar-se ao padrão romano de Igreja. Além de investigar a participação dos frades nessa transição, a pesquisa tem como objetivo identificar as estruturas eclesiais forjadas neste processo e sua permanência na vida e na ação da ICAR facilitando ou dificultando sua adaptação aos novos tempos. Como fontes primárias utilizam-se documentos textuais produzidos pelos frades franceses e por pessoas que com eles conviveram e pelos capuchinhos brasileiros da primeira geração. Os documentos são lidos na perspectiva de uma História da Igreja dos pobres seguindo a tradição metodológica proposta pelo Centro de Estudos da História da Igreja na América Latina. Em todo o trabalho mantém-se a preocupação de detectar as transformações ocorridas tanto na relação da Igreja com a sociedade como na reconfiguração interna da própria ICAR. No primeiro capítulo, além da definição conceitual, é apresentado o contexto da vinda dos capuchinhos de Saboia para o Brasil. O segundo e o terceiro capítulos têm como foco a resistência da Igreja à perda da hegemonia religiosa e cultural resultante da proclamação da República e tratam das relações com o Estado, as outras igrejas e religiões e a educação. Os capítulos quarto e quinto analisam a reconfiguração interna da ICAR pela qual anula-se o protagonismo leigo e a religiosidade popular e impõe-se a liderança clerical e o modo romano de ser católico onde predomina a prática sacramental e uma espiritualidade desvinculada das realidades terrestres. Por fim, nos dois últimos, fala-se dos principais instrumentos da reforma romanizante: as paróquias, missões populares e visitas pastorais. Como conclusão, afirma-se que os capuchinhos de Saboia participaram afetiva e efetivamente do processo de romanização deixando nele uma marca própria, especialmente nas paróquias e missões populares, que até hoje permanece na ICAR do Rio Grande do Sul. |
Description: | 397 p. : il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/717 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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