Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/710
Title: A contribuição do ensino religioso da escola confessional menonita para a formação do cidadão em diferentes gerações
metadata.dc.creator: Gusso, Sandra de Fátima Krüger
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Ensino;Ensino Religioso;Cidadania;Formação;Escola Confessional;Teaching;Religious Education.;Citizenship;Formation;Confessional School;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Issue Date: 12-Jan-2016
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TD;149
metadata.dc.description.resumo: A tese discute a contribuição do ensino religioso para a formação cidadã nos anos 60, 70 e 80, no Colégio Erasto Gaertner. Para tanto, foi apresentado o contexto histórico e social da educação paranaense, em especial em Curitiba, no final do século XIX e início do XX. Além disso, foi apresentada a estrutura, a forma de funcionamento e a caracterização do Colégio Erasto Gaertner, como resultado de uma pesquisa de campo em relação ao Ensino Religioso, objeto de investigação desse trabalho. O problema que norteou a investigação foi o seguinte: Como o Ensino Religioso ministrado no Colégio Erasto Gaertner, escola confessional protestante de origem alemã de Curitiba, contribuiu para a formação da/o cidadã/ão no que se refere aos aspectos: ético, político, cultural e social dos alunos e alunas da educação básica que frequentaram a escola nas décadas de 1960, 1970 e 1980? Sendo o objeto de investigação o Ensino Religioso no contexto de uma Instituição Educacional, a metodologia utilizada foi a pesquisa de campo de ordem qualitativa. Para delinear melhor o processo metodológico, a denominada pesquisa ex-post-facto também foi escolhida, por ser adequada à proposta desta investigação. Para a coleta de dados na pesquisa social, foi utilizada a entrevista informal, com a equipe técnica e pedagógica do Colégio, e a aplicação de um questionário para ex-alunos. Vários autores da área de educação, religião e teologia fizeram parte da fundamentação teórica permitindo assim argumentações e análises. Os resultados revelaram que o Ensino Religioso trabalhado no Colégio nas décadas pesquisadas, ainda que diferente do que se considera atualmente uma formação ideal de cidadania, com participação ativa em variados setores da sociedade, contribuiu para uma boa formação do ser humano, no sentido humanitário da prática do serviço social, baseado no amor de Cristo, o mestre dos cristãos.
Description: 204 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/710
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gussso_sfk_td149.pdfTexto completo7.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.