Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/708
Title: O ensino da matemática na perspectiva da educação por princípios bíblicos
metadata.dc.creator: Santos, Miriam Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remí
Keywords: Educação por Princípios;Educação Cristã;Educação Matemática;Education through Principles;Christian Education;Mathematical Education;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Issue Date: 14-Mar-2016
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TM;318
metadata.dc.description.resumo: O ensino da Matemática dentro da perspectiva da Educação por Princípios é o tema deste trabalho, que pretende apresentar à contextualização desta área do conhecimento no cenário nacional e na Educação por Princípios, verificando sua relação com as tendências pedagógicas e três teóricos que, assim como a Educação por Princípios, estão centrados no desenvolvimento integral do educando e educanda (Piaget, Perrenoud e Ausubel). Para a realização deste estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, acerca dos temas relevantes para compreensão do assunto abordado. Também foi realizada a metanálise de dados fornecidos pelo Ministério da Educação. O trabalho foi dividido em quatro capítulos, de forma que o capítulo 1 faz um panorama geral das principais Tendências Pedagógicas aplicadas no Brasil em fins do século XX e início do século XXI e suas influências na formação da Educação por Princípios. O segundo capítulo apresenta uma análise de dados estatísticos educacionais na área da Matemática a partir das avaliações de larga escala com o propósito de confirmar informações referentes ao fracasso nesta área do conhecimento, além de explicitar a visão existente sobre o Ensino Religioso no âmbito das escolas públicas e escolas confessionais. A contextualização da Matemática no cenário nacional, a percepção do/da docente sobre desta área do conhecimento, o medo ou desconhecimento dos/das educandos/as em relação a Matemática e as tendências educacionais presentes no desenvolvimento da Matemática na contemporaneidade encontram-se no capítulo 3. Partindo dessas constatações e voltando para o tema central deste trabalho, no capítulo 4 é realizado a contextualização da Matemática na Educação por Princípios, e todo seu desenvolvimento metodológico.
Description: 101 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/708
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santos_ms_tm318.pdfTexto completo1.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.