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Title: Religiosidade na adolescência como facilitadora no fazer pedagógico interdisciplinar com vistas à aprendizagem significativa
metadata.dc.creator: Souza, Beatriz Alice Weyne Kullmann de
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Religiosidade na adolescência;Interdisciplinaridade;Contextualização e aprendizagem significativa;Ensino Médio Politécnico;Religiosity in adolescence;Interdisciplinarity;Contextualization and significant learning;Politechnic High School;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Issue Date: 13-Jan-2016
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TM;311
metadata.dc.description.resumo: Frente ao cenário atual percebido nas escolas públicas estaduais, do Estado do Rio Grande do Sul, torna-se relevante analisar de que forma pode-se relacionar a religiosidade na adolescência com o fazer pedagógico interdisciplinar, na busca de favorecer o processo educacional focado em uma aprendizagem significativa. Em um primeiro momento, é abordada a relação dos seres humanos com o sagrado e as concepções de religiosidade no indivíduo e na sociedade, desde as civilizações antigas, até a sociedade brasileira atual e como esta lida com a questão da laicidade no ambiente escolar, o que permite perceber a relevância da dimensão religiosa na vida em sociedade. Destaca-se a presença da religiosidade na adolescência, sua relevância na formação identitária adolescente e como esta pode ser percebida na sala de aula. Pode-se, por meio da Nova Proposta Pedagógica para o Ensino Médio, instaurada em 2012 nas escolas públicas estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, vislumbrar uma nova perspectiva epistemológica e metodológica de ensino. Algumas práticas pedagógicas vivenciadas pela pesquisadora que se mostram coerentes à nova proposta, pois relacionam interdisciplinaridade e contextualização às situações de aprendizagem junto a discentes do Ensino Médio Politécnico, são elencadas. Nesse momento, busca-se voltar os olhos para o corpo discente e sua religiosidade, uma vez que são eles e elas protagonistas do processo de aprendizagem significativa. A seguir, volta-se o olhar para o corpo docente, procura-se considerar os desafios que a adequação da prática pedagógica à nova proposta educacional pode representar e de que forma a religiosidade pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, destaca-se o papel da intervenção pedagógica construtivista no fomento de uma aprendizagem mais significativa. Consideram-se as possíveis contribuições que a utilização da contextualização e da interdisciplinaridade, como ferramentas concomitantes, agregam ao processo de significação da aprendizagem. Por fim, apresenta-se a religiosidade como um elo dos saberes, capaz de promover a comunhão entre docentes, discentes, conhecimentos, emoções e sentimentos na caminhada da aprendizagem, caracteriza-se a religiosidade como uma ferramenta facilitadora do fazer pedagógico interdisciplinar.
Description: 141 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/707
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