Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/707
Title: | Religiosidade na adolescência como facilitadora no fazer pedagógico interdisciplinar com vistas à aprendizagem significativa |
metadata.dc.creator: | Souza, Beatriz Alice Weyne Kullmann de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Brandenburg, Laude Erandi |
Keywords: | Religiosidade na adolescência;Interdisciplinaridade;Contextualização e aprendizagem significativa;Ensino Médio Politécnico;Religiosity in adolescence;Interdisciplinarity;Contextualization and significant learning;Politechnic High School;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
Issue Date: | 13-Jan-2016 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TM;311 |
metadata.dc.description.resumo: | Frente ao cenário atual percebido nas escolas públicas estaduais, do Estado do Rio Grande do Sul, torna-se relevante analisar de que forma pode-se relacionar a religiosidade na adolescência com o fazer pedagógico interdisciplinar, na busca de favorecer o processo educacional focado em uma aprendizagem significativa. Em um primeiro momento, é abordada a relação dos seres humanos com o sagrado e as concepções de religiosidade no indivíduo e na sociedade, desde as civilizações antigas, até a sociedade brasileira atual e como esta lida com a questão da laicidade no ambiente escolar, o que permite perceber a relevância da dimensão religiosa na vida em sociedade. Destaca-se a presença da religiosidade na adolescência, sua relevância na formação identitária adolescente e como esta pode ser percebida na sala de aula. Pode-se, por meio da Nova Proposta Pedagógica para o Ensino Médio, instaurada em 2012 nas escolas públicas estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, vislumbrar uma nova perspectiva epistemológica e metodológica de ensino. Algumas práticas pedagógicas vivenciadas pela pesquisadora que se mostram coerentes à nova proposta, pois relacionam interdisciplinaridade e contextualização às situações de aprendizagem junto a discentes do Ensino Médio Politécnico, são elencadas. Nesse momento, busca-se voltar os olhos para o corpo discente e sua religiosidade, uma vez que são eles e elas protagonistas do processo de aprendizagem significativa. A seguir, volta-se o olhar para o corpo docente, procura-se considerar os desafios que a adequação da prática pedagógica à nova proposta educacional pode representar e de que forma a religiosidade pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, destaca-se o papel da intervenção pedagógica construtivista no fomento de uma aprendizagem mais significativa. Consideram-se as possíveis contribuições que a utilização da contextualização e da interdisciplinaridade, como ferramentas concomitantes, agregam ao processo de significação da aprendizagem. Por fim, apresenta-se a religiosidade como um elo dos saberes, capaz de promover a comunhão entre docentes, discentes, conhecimentos, emoções e sentimentos na caminhada da aprendizagem, caracteriza-se a religiosidade como uma ferramenta facilitadora do fazer pedagógico interdisciplinar. |
Description: | 141 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/707 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
souza_bak_tm311.pdf | Texto completo | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.