Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/705
Title: Análise do nível de aderência da matriz curricular do curso de publicidade e propaganda da UNEF para o desenvolvimento de competências em gestão
metadata.dc.creator: Silva, Thiago Oliveira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Schreiber, Dusan
Keywords: Publicidade e Propaganda;Gestor de Comunicação;Comunicação;Liderança;Publicity and Propaganda;Communication Manager;Communication;Leadership;ÉTICA E GESTÃO
Issue Date: 23-Nov-2015
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;414
metadata.dc.description.resumo: De modo geral, as organizações vêm passando por inúmeros processos de mudanças quanto aos seus modelos de gestão, fazendo assim, reestruturações em seus ambientes internos e realizando ajustes diante dos recentes cenários exigidos pelo mercado. Diante disso, faz-se necessário analisar que com tantas mudanças, sobretudo no que diz respeito a profissionais da área de comunicação, se é notório ampliar as competências e posicionar-se no mercado frente às novas demandas ofertadas pelo mercado. Por outro viés, Instituições de Ensino Superior possuem a missão de oferecer profissionais capazes de gerir equipes, planejar estratégias e apresentar resultados de forma a agregar valor para a empresa onde trabalham, reformulando assim, ementas disciplinares que incorporam novas propostas acadêmicas. Em Feira de Santana, na Bahia, a UNEF foi a pioneira em ofertar ao mercado o curso de Comunicação Social, em Publicidade e Propaganda. Há alguns anos o mercado exigia apenas um indivíduo qualificado por sua graduação em Publicidade e Propaganda, para tanto, hoje necessita ser um profissional capaz de interagir com inúmeras mídias, interpretar diferentes linguagens, gerenciar departamentos de comunicação, entre outras áreas. Desse modo, surge a seguinte questão: se a matriz curricular do curso de Publicidade e Propaganda da UNEF atende às necessidades básicas para proporcionar aos seus discentes uma formação com foco nas exigências da área de atuação, apresentando assim, a relevância da formação em gestão para os profissionais na área de comunicação. A relevância do trabalho reside no fato de apresentar competências e habilidades através de disciplinas específicas capazes de propiciar a criatividade e inovação, que representam os elementos fundamentais para a composição de um diferencial competitivo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com finalidade descritiva, subsidiada por revisão bibliográfica e documental. Por fim, o trabalho aponta que os profissionais publicitários formados pela UNEF estão atendendo a um perfil voltado às exigências que prima por profissionais interdisciplinares e multidisciplinares exigidas por esse publicitário inovador e diferenciado frente aos anseios do atual mercado de trabalho.
Description: 98 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/705
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_to_tmp414.pdfTexto completo877.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.